A criação de sites é uma estratégia essencial para melhorar a prospecção da sua empresa, aumentar o reconhecimento da sua marca e conquistar autoridade no mercado.

Mas antes de começar a colocar a mão na massa, você precisa conhecer todo o processo envolvido na criação de sites. E é isso que vamos oferecer nesse artigo!

O primeiro passo para a criação de sites é…

Fazer a aquisição de um domínio e um servidor. Mas, afinal, o que isso quer dizer?

Que você deve definir uma espécie de comando que dá acesso ao site (o domínio) e um local para armazenar todo seu conteúdo (o servidor).

  • Domínio

Podemos dizer que o domínio é a URL que deve ser inserida na barra de endereços do navegador. Por exemplo: o domínio da Docpix é docpix.net e isso significa que todas as vezes que alguém digitar esse nome no navegador, terá acesso ao conteúdo da empresa.

Mas você nem sempre consegue registrar o domínio desejado, pois ele já pode estar em uso. Para verificar se está disponível, você pode recorrer a alguns sites específicos, como GoDaddy e o RegistroBR.

  • Servidor 

De uma forma simples, podemos explicar o servidor como o local em que todo o conteúdo (texto, imagem, vídeo…) usado no seu site será guardado. 

Esse serviço também precisa ser contratado, sendo que existem dois tipos de hospedagem: dedicada e compartilhada. A primeira é ideal para sites maiores e com grande tráfego, enquanto a segunda é mais indicada para a criação de sites menores.

5 etapas para a criação de sites profissionais

Agora que você já sabe o que são servidores e domínios, chegou a hora de avançar nos conhecimentos sobre a criação de sites. Confira as próximas etapas!

1. Comunicação 

Antes de desenvolver qualquer escopo, é preciso que você e a empresa contratada para a criação do site alinhem os desejos, as necessidades e as expectativas.

É nessa primeira etapa que o esboço inicial será feito, levando em consideração as informações repassadas por você, como identidade visual, objetivos e persona.

2. Criação

Agora que a empresa sabe qual é o seu objetivo com o site e tudo aquilo que você deseja acrescentar na página, chegou a hora de criar!

Os profissionais vão desenvolver um layout inicial de todas as páginas existentes no projeto (mas o conteúdo textual pode ser apenas ilustrativo). Além disso, quando utilizado o WordPress, também é escolhido o template que servirá de base para toda a criação.

3. Desenvolvimento

Nessa fase, o time de programação entra em cena com a criação de códigos que darão funcionalidade ao site. Ao mesmo tempo, a equipe de front-end trabalha para criar a parte visual do site.

4. Conteúdo

Depois que o layout for aprovado (cores, páginas e identidade visual), é o momento de você criar o conteúdo que estará disponível no seu site. 

Essa etapa deve levar em consideração o que é relevante para o público e o que desperta o interesse do mesmo. Além disso, é preciso respeitar as técnicas de SEO para garantir um melhor rankeamento do site.

5. Aprovação

Você vai ter acesso ao site completo, mas sem que ele esteja visível para os demais usuários. Nesse momento, você deve avaliar o trabalho entregue.

Caso haja alterações, repasse à agência e peça reajuste da demanda. Quando tudo estiver de acordo com as suas expectativas, é hora de lançar o site!