O comportamento das pessoas em relação a como buscar informações e como se conectar com as marcas mudou ao longo dos anos. Por isso, investir no desenvolvimento de aplicativos personalizados para a sua empresa é um diferencial que conquista o público.

A preferência das pessoas pelo uso de apps é incrível: 390 milhões de aplicativos são baixados a cada minuto na Google Play e na Apple Store. 

E se você pensar que o Brasil já tem mais celulares que habitantes, fica mais fácil entender a importância do desenvolvimento de aplicativos para fortalecer negócios e facilitar a comunicação de uma empresa.

Claro que o objetivo final do desenvolvimento de um app pode variar, mas uma coisa é certa: esse recurso permite destacar uma empresa em meio aos demais. 

Se você ainda está se perguntando se o desenvolvimento de aplicativos é válido para o seu negócio, leia até o final e se surpreenda!

O que é o desenvolvimento de aplicativos?

Como já era de se imaginar, o desenvolvimento de aplicativos é um processo que permite a elaboração de um programa que será usado em dispositivos móveis. 

Os profissionais dessa área usam linguagens variadas no projeto, como Java, PHP, Python e SQL. A escolha depende das plataformas em que o app estará disponível e dos objetivos desejados.

O uso de design funcional no desenvolvimento de aplicativos é essencial para que seu projeto tenha um diferencial que o torne referência no mercado. 

Além disso, a integração completa de dados e sistemas faz com que as operações fiquem mais modernas, garantindo qualidade para o aplicativo.

Quando contratar esse serviço?

A decisão de desenvolver um aplicativo pode ser tomada em muitos momentos, mas existem três situações que deixam clara a necessidade desse serviço: 

  • Quando existe a necessidade de uma ferramenta específica para o mercado ou para sua empresa, sendo que você tem clareza sobre as funções e as condições do sistema.
  • Em situações em que há real demanda para a solução, ou seja, a empresa já tem base de clientes, e possíveis consumidores do produto.
  • Quando a gestão interna da equipe, a comunicação ou a operação precisam de uma ferramenta específica e você não encontrou um SaaS que se encaixe nisso.

Ao perceber que seu negócio faz parte de uma dessas situações, a solução é clara: contratar uma agência especializada em desenvolvimento de aplicativos

O investimento pode até parecer alto no início, mas existe um retorno a médio e longo prazo que faz valer os gastos.

5 benefícios do desenvolvimento de aplicativos 

Para você entender melhor as vantagens de ter um aplicativo personalizado, explicamos 5 motivos que fazem desse serviço um grande diferencial para sua empresa. 

  • Atendimento ao cliente

O uso de um aplicativo próprio permite um atendimento mais completo, porque o canal de comunicação é direto e rápido. Assim, a pessoa não gasta muito tempo esperando a solução do seu problema. 

Como resultado de um atendimento de qualidade, o usuário passa a ter a sensação de praticidade, o que melhora a avaliação da empresa no mercado.

Com o tempo, é comum perceber a fidelização do cliente. 

  • Melhora de processos

O desenvolvimento de aplicativos permite melhorar processos internos da empresa e procedimentos relacionados ao público final, o que significa economia de tempo para todos. 

Essa facilidade oferecida pelo app faz com que a equipe trabalhe de forma mais descomplicada e que os clientes se lembrem da empresa com uma visão positiva.

  • Fortalecimento da marca

Um aplicativo moderno e com uma navegabilidade que traz boas experiências é a porta de entrada para mais interações com a sua marca, fortalecendo sua empresa. 

Além da propaganda positiva entre as próprias pessoas por conta de um app bem feito, seu negócio ainda ganha com a confiança que o usuário passará a ter na sua marca.

Tudo isso favorece as vendas e as chances de expansão. 

  • Campanhas em tempo real

Quando uma pessoa baixa o app e faz o seu cadastro, é possível enviar mensagens a qualquer momento informando sobre promoções e lançamentos.

O desenvolvimento de aplicativos permite que as campanhas ganhem um aliado para a captura de novos leads. Além disso, a divulgação de qualquer mensagem se torna mais rápida e certeira.

  • Canal direto de vendas

Em vez da pessoa entrar no seu site  e procurar pelas formas de contato, é possível fazer tudo o que precisa pelo aplicativo. Isso melhora a comunicação e aumenta as chances de vendas.

A rapidez de um app para escolher um produto e finalizar a compra é algo que conquista cada vez mais o público. Sem contar que todo o histórico fica guardado no aplicativo, dando mais segurança. 

Então, apostar no desenvolvimento de aplicativos é uma forma de aumentar as vendas e permitir o crescimento do seu negócio.

Esse é um recurso que, pouco a pouco, deixa de ser um diferencial para se tornar uma necessidade para empresas que buscam se destacar no mercado.