Mesmo sendo muito novo, o Inbound Marketing já é uma estratégia presente em diversas empresas do planeta. Porém, justamente por ser ainda uma novidade, há muito o que se desenvolver.

Quanto mais o tempo passa mais a diferença entre o offline e o online fica cada vez mais visível. Seja na rua, no trabalho ou até mesmo em uma viagem, estamos sempre conectados com o mundo virtual, e é nesse momento que os conceitos de Inbound Marketing entram nas ações de Marketing das empresas.

Sendo facilmente adaptável e inserível em qualquer empresa, o Inbound Marketing baseasse na utilização de conteúdo com qualidade para entretenimento e reforço da presença da marca.

Apesar da tênue diferença, o Inbound Marketing atingiu patamares que o marketing tradicional não conseguiu. O principal deles é que, no Inbound Marketing, a área de marketing da empresa é um centro de investimento e não um centro de custo.

1 – Aumentar a visibilidade de seu negócio;

2 – Diminuir o custo de aquisição de seus clientes;

3 – Atrair clientes em potencial;

4 – Gerar conteúdos que fazem diferença;

5 – Otimizar o processo de vendas.

Existem muitas formas de fazer essas ações serem um sucesso no seu plano de Marketing, mas para isso, você precisa saber um pouco de cada uma delas:

Reformulação de sites para clinicas e hospitais que se adaptam a dispositivos móveis, atualização e manutenção de conteúdo no site, blog e nas Redes Sociais. Entre em contato conosco e saiba sobre nossas soluções web!

Atrair

No Inbound Marketing a equação é simples: um site sem visitas não gera Leads. Sem os Leads não há vendas e, por consequência, perde-se toda a razão para se trabalhar com essa estratégia. Por esse motivo a primeira etapa do Inbound é “atrair”.

A genialidade dessa etapa é simples: ao invés de gastar energia na procura de pessoas que poderiam se interessar sobre seu negócio/mercado, gasta-se energia na construção de algo digno de legítima atenção, assim, fisgando o interesse do usuário no assunto.

O resultado dessa ação é obter um público engajado com sua marca, sendo propenso a realmente consumir o produto.

Converter

Na etapa da conversão, o visitante precisa virar Lead para poder avançar no processo de compra.

Nesse contexto, estamos nos referindo à ação do usuário de passar suas informações em troca de uma recompensa ou benefício, como uma oferta de material rico, para isso os CTA (Call to Action) são essenciais nessa etapa. Manter um site com muitas visitas e nada de conversão não é muito vantajoso no âmbito do Inbound Marketing. Existem várias formas e elementos que podem ajudar você a transformar seus visitantes em Leads.

Relacionar

Nem todos os clientes em potencial estão no momento de realizar uma compra. Isso é mostrado no funil de vendas quando olhamos para a jornada de compra, vemos claramente que existem etapas bem definidas que devem ser respeitadas até o ponto em que uma pessoa está “pronta” para receber uma abordagem.

Para ter uma ideia da proporção em que se encontram essas pessoas ao longo do processo, Chet Holmes, autor do livro “The Ultimate Sales Machine“, traz a seguinte abordagem:

Pirâmide do momento de mercado – Chet Holmes.

Em resumo, apenas 3% do seu mercado em potencial está realmente buscando por uma solução imediata, ou seja, está na etapa de Decisão de Compra.

Vendo em base de Leads, podemos considerar que o cenário não é muito diferente. A partir da produção de conteúdo focada em diversos problemas e estágios de compra, atraímos também Leads em diversos estágios.

Nessa fase inicia-se a etapa de relacionamento no Inbound Marketing, identificando os estágios em que se encontram os Leads e fazendo eles avançarem na jornada, ou seja, aceleramos o processo de compra.

Vender

Todo o trabalho de geração e nutrição de Leads visa produzir demanda e gerar oportunidades de negócio para a sua empresa. Na maioria dos casos hoje, o processo de vendas acontece dentro do próprio website, por isso é importante mantê-lo sempre atualizado e otimizado para facilitar a jornada de compra.

De maneira geral, quanto mais complexo o produto (maior o seu ticket), mais o processo de vendas tem de ser algo consultivo. Podemos usar como exemplo a compra de um automóvel, a decisão de compra leva maior tempo devido a sua complexidade em variação de preços, modelos, utensílios e etc, diferente da compra de uma pasta de dente ou utensílios do dia-a-dia.

Concluindo o papel da nutrição de Leads de concretizar a venda.

Reformulação de sites para clinicas e hospitais que se adaptam a dispositivos móveis, atualização e manutenção de conteúdo no site, blog e nas Redes Sociais. Entre em contato conosco e saiba sobre nossas soluções web!

Analisar

Um dos principais diferenciais do Marketing Digital é poder avaliar precisamente seus resultados e comprovar o retorno dos seus investimentos com base em dados mensuráveis, através de ferramentas. As possibilidades analíticas do Marketing Digital são responsáveis por realimentar todo o processo do Inbound Marketing.

É possível monitorar cada ação que ocorre nas interações do seu público com seus sites, posts e campanhas, o que torna o trabalho mais inteligente.

Além disso, todo o processo pode ser otimizado detectando-se as taxas que estão abaixo do esperado para direcionar os esforços do time de marketing.

Toda essa capacidade analítica do marketing é amplamente suportada por algumas ferramentas disponíveis no mercado.

 

Por que sua empresa não pode ficar de fora dessa?

Inbound Marketing é vantajoso e traz resultados

As empresas no mundo todo estão migrando para as estrategias digitais e aplicando suas ideias na metodologia do Inbound Marketing, principalmente porque é 62% mais barato que o o Marketing convencional/Outbound Marketing, que estávamos acostumados a fazer.

Não ter uma estratégia de Inbound Marketing integrada com o Marketing Digital para sua empresa pode ser um fator determinante nos dias atuais.  Com a vinda da Web e os simples fatos de as pessoas estarem sempre procurando soluções para seus problemas nos mecanismos de busca, lendo mais emails em diferentes dispositivos e navegando mais tempo nas redes sociais, são prerrogativas para que sua empresa não fique de fora.

Fonte: Resultados Digitais

Preciso de ajuda com o marketing digital?