Se você ainda não conhece os benefícios de investir em técnicas de SEO, pode estar deixando de lado uma estratégia realmente vantajosa para a sua empresa. Para se ter uma ideia, uma pesquisa feita pela Conversion mostra que a confiança dos brasileiros em resultados orgânicos é 77% maior do que em links patrocinados. Além disso, segundo informações do HubSpot, 80% do tráfego de um site começa com uma consulta de busca.  Ou seja, além de ser uma alternativa que não exige investimento, o SEO ainda pode trazer muito mais retorno quando falamos de tráfego em site e reconhecimento de marca.

Mas, afinal, quais técnicas de SEO são realmente eficazes para tornar o seu site e os seus conteúdos rastreáveis e indexáveis pelos mecanismos de busca? A verdade é que não existe uma fórmula mágica para fazer SEO de qualidade (manter-se em dia com o SEO exige bastante pesquisa e experimentação), mas algumas dicas possibilitam tornar o seu conteúdo mais assertivo para se destacar nas pesquisas. Que tal conhecê-las?

Técnicas de SEO que você não pode abrir mão!

Você já deve ter percebido que o SEO é uma das principais estratégias do Marketing Digital, sendo capaz de aumentar a autoridade da sua empresa no mercado, gerar mais visitantes ao seu site e ampliar as chances de conversões. E, para alcançar todos esses objetivos, existem algumas táticas que não podem ser deixadas de lado – e você já vai descobrir 4 delas!

  • Fique de olho nas palavras-chave da concorrência

Saber observar e se inspirar nos seus concorrentes é uma atitude inteligente, pois permite que você tenha resultados parecidos sem gastar tanto tempo estudando um mercado já analisado. Portanto, a dica é saber quais palavras-chave eles estão usando e criar um conteúdo ainda melhor a partir disso. Mas lembre-se: tudo bem utilizar a mesma key word, mas nada de replicar exatamente o mesmo texto, ok?

  • Cuidado com a URL e a meta description

Enquanto a URL é o endereço de uma página, a meta description nada mais é do que um breve resumo do que consta no conteúdo. Então, nada mais justo do que garantir que ambos estejam relacionados ao seu texto e a sua palavra-chave. Isso faz com que os mecanismos de busca entendam sobre o que você está falando e permite que você seja melhor rankeado.

  • Faça linkagem interna no seu site

Você sabia que o Google é capaz de fazer uma leitura minuciosa do seu site? Isso quer dizer que ele consegue ver se uma página está relacionada a outra, o que confere mais autenticidade e autoridade ao seu site. Mas é preciso se lembrar de praticar o chamado deep linking, ou seja, de linkar seus novos conteúdos com páginas mais antigas, sem ficar preso apenas a linkagem com a home. Isso mostra ao Google a profundidade das páginas do seu site e o encoraja a indexar mais delas!

  • Confirme que seu site é responsivo

De nada adianta criar um conteúdo impecável se ninguém (ou quase ninguém) vai ler. E é isso que acontece quando você tem um site que não é compatível com celulares e tablets, afinal, ninguém faz sucesso com marketing digital sem otimizar um site para navegação em dispositivos móveis. Para se ter uma ideia, o brasileiro passou 5,4 horas por dia no celular em 2021, número que mostra a importância de criar um site responsivo para facilitar a navegabilidade e diminuir a taxa de rejeição, a qual influencia no rankeamento da sua página. 

 E aí, já conhecia essas técnicas de SEO avançadas? Esses são só alguns exemplos de melhorias que podem ser feitas no seu site para permitir que ele ocupe posições de mais destaque nos buscadores. Se ficou interessado e quer saber mais, o nosso time de especialistas pode te ajudar!