Sabia que mais de 3 bilhões de pesquisas são realizadas todos os dias no Google? As dúvidas são as mais variadas, mas se tem uma coisa que não muda é que os conteúdos que aparecem como resultados podem ser divididos em dois tipos diferentes: pagos e orgânicos, sendo que a busca orgânica é a que possui um maior número de retorno. 

E não é para menos, afinal, segundo alguns estudos sobre o comportamento dos usuários na internet, mais de 70% das pessoas preferem acessar um resultado de busca orgânica do que em links patrocinados, porque acreditam que a busca natural é mais confiável. 

E os números divulgados pela pesquisa do Search Engine Journal corroboram esse cenário, já que indicam que 51% de todo o tráfego de um site vem da busca orgânica e que mais de 40% da receita é capturada pelo tráfego orgânico. Diante disso, a pergunta que paira no ar é: como a busca orgânica é capaz de influenciar no tráfego e no desempenho do seu site?

Como o tráfego orgânico influencia no seu negócio?

Uma das maiores vantagens de apostar em uma estratégia que favoreça a busca orgânica é a possibilidade de obter bons resultados mesmo com um investimento mais singelo. E o que queremos dizer com bons resultados?

Ao trabalhar as famosas técnicas de SEO você consegue fazer com que o seu conteúdo seja entregue para uma audiência significativa, ou seja, você consegue alcançar mais pessoas que se enquadram na sua definição de persona

Isso significa que a busca orgânica costuma trazer ao seu site um lead muito mais qualificado, afinal, ele demonstrou interesse genuíno no assunto que você está abordando, uma vez que realizou uma pesquisa nos dispositivos de busca com a palavra-chave semelhante àquela usada no seu site. Com isso, as chances de conversão aumentam de forma considerável!

E por que o seu site é favorecido com a busca orgânica?

Como os usuários que chegam ao seu site através da busca orgânica têm maior probabilidade de realmente estarem interessados no seu conteúdo, é bem possível que a taxa de rejeição diminua. A taxa de rejeição de uma página diz respeito ao número de usuários que entram e saem do seu site sem visitar mais nenhuma outra página.

Quando essa taxa é elevada, os buscadores entendem que o seu site não proporciona uma boa experiência ao usuário, com isso, acaba penalizando sua página, deixando-a em posições mais baixas no ranqueamento.

Além disso, quanto maior a quantidade de vezes que o seu site aparece nos resultados da busca orgânica, mais visitantes serão levados a sua página, contribuindo para um tráfego muito mais satisfatório.

Quer saber mais sobre tráfego orgânico e as melhores técnicas para conseguir aumentá-lo no seu site? Converse com os nossos especialistas!