Recentemente, o Google anunciou a migração do Google Analytics Universal para o Google Analytics 4. Embora esse assunto já venha sendo repercutido desde 2019, quando a empresa anunciou algumas mudanças nessa ferramenta de análise de dados, a migração se tornou real para muitas empresas apenas nos último meses, ainda mais porque os usuários têm até o dia 1º de julho de 2023 para concluírem a migração para o Google Analytics 4 – a partir dessa data, as propriedades padrão do Universal vão deixar de processar novos hits. 

Mas, afinal, o que é esse tal de Google Analytics 4 e por que é importante que o seu site tenha a versão atualizada dessa ferramenta? Nós preparamos um conteúdo que explica os principais pontos sobre o assunto. Não deixe de conferir até o final, ok? 

Entenda o Google Analytics 4

O Google Analytics Universal foi o primeiro e mais popular serviço de análise da web disponível para usuários de todo o mundo. Como resultado da sua popularidade, o Google desenvolveu o Google Analytics 4, trazendo melhorias e novas funcionalidades para atender às necessidades dos usuários.

Também chamada de GA4, essa ferramenta é o novo serviço de análise da web que possibilita aos usuários acompanhar o comportamento dos visitantes em seus sites, melhorando suas estratégias de Marketing. É importante ressaltar que o Google fornece uma série de recursos nessa plataforma, incluindo a capacidade de coletar dados a partir de várias fontes, tornando as informações mais abrangentes e precisas. Além disso, os usuários podem acompanhar o desempenho de campanhas, segmentar os usuários por localização e interesses, analisar o desempenho da página e entender como os usuários interagem com o site.

Quais as vantagens do Google Analytics 4?

Todos os usuários do Google Analytics devem migrar a versão em seus sites para o GA 4, pois além dela se tornar obrigatória em breve, ainda oferece mais recursos e funcionalidades. Isso sem falar que o Google Analytics 4 também é mais flexível, permitindo que você crie relatórios e analise dados de maneira mais eficaz. Que tal conhecer as principais vantagens do GA4?

  1. Ele oferece modelos de previsão para ajudar os usuários a prever o comportamento futuro dos visitantes e entender melhor a jornada deles.
  2. O G4 permite análises em tempo real para que os usuários possam ver o comportamento de seu público no momento da ação.
  3. A nova versão tem a capacidade de integrar o Google Ads com o Google Analytics, a fim de gerar insights mais profundos e melhorar a performance das campanhas.
  4. Outra vantagem é a oferta de uma experiência de usuário melhorada, com ferramentas mais fáceis de usar e novas funcionalidades.
  5. A ferramenta atualizada possibilita a criação de relatórios personalizados para otimizar o entendimento acerca dos comportamentos dos usuários.
  6. O GA4 oferece a capacidade de segmentar usuários usando vários filtros avançados, aumentando a compreensão sobre seus comportamentos.
  7. A ferramenta atual disponibiliza a análise de comportamento dos usuários em todas as plataformas, incluindo web, mobile e aplicativos.

Pensando em tudo isso, se você ainda não fez a migração do Google Analytics Universal para o GA 4, coloque essa demanda entre as suas prioridades. Se ainda tem dúvidas sobre o assunto ou precisa de auxílio para realizar a mudança, conte com o nosso time de especialistas. Estamos prontos para oferecer as últimas atualizações do mercado em relação à Marketing e Desenvolvimento!