O primeiro relato da aplicação da chamada comunicação empresarial data no início do século 20, exatamente quando as empresas começaram a se preocupar com suas imagens. 

Na ocasião, o jornalista Ivy Lee abriu um escritório de relações públicas, com o objetivo de recuperar a credibilidade de um empresário acusado de competição desleal contra pequenas empresas. Depois de adotar uma comunicação focada nas ações filantrópicas do homem, Ivy conseguiu transformar a imagem do então patrão.

Essa pequena história ilustra muito bem o papel da comunicação empresarial: construir marcas, promover a imagem de uma instituição e manter contato com o público.  

Mas como você pode melhorar a comunicação empresarial do seu negócio e estimular um ambiente de diálogo e engajamento dentro da sua empresa? Descubra a seguir!

Afinal, o que é a comunicação empresarial?

A comunicação empresarial é uma estratégia para promover a imagem de uma empresa, com o intuito de conquistar um bom relacionamento com o público e construir uma reputação sólida

Ela ainda visa construir um tom de voz condizente com seu posicionamento, analisar os melhores canais de comunicação disponíveis e possibilitar interações humanizadas. 

Dentre os principais objetivos da comunicação empresarial, podemos destacar:

  • Conquistar reconhecimento de marca
  • Consolidar a imagem da empresa
  • Alcançar audiência no lugar certo

Dessa forma, podemos definir a comunicação empresarial como um conjunto de esforço que uma empresa faz para conversar com sua audiência e manter sua marca relevante. No fim, a ideia é ter uma avaliação positiva do público.

Como melhorar a sua comunicação empresarial

Agora que você já sabe o que de fato é a comunicação empresarial, chegou a hora de conhecer algumas técnicas que ajudam a torná-la mais eficiente. Preparado?

É fundamental observar o comportamento do público, identificando as estratégias que geram mais engajamento e aquelas que não tiveram uma boa aceitação para, a partir disso, reajustar seu contato com as pessoas.

Outro ponto muito importante é analisar a comunicação interna da empresa, a fim de detectar possíveis problemas e evitar ruídos, ou seja, deve-se avaliar qualquer tipo de insatisfação dos colaboradores para gerar funcionários engajados e uma companhia sólida.

Além disso, é indicado investir em Marketing de Conteúdo, com o objetivo de mostrar que a empresa é autoridade em determinados assuntos e conquistar o público por meio de materiais relevantes. Nesse momento, vale a pena abrir espaço para a interação com o público, estimulando a comunicação de duas vias.

Por fim, é preciso monitorar os resultados conquistados com a comunicação empresarial, isto é, realizar pesquisas de satisfação do cliente, metrificar os acessos e interações com seus conteúdos, fazer pesquisas internas com os colaboradores…

E lembre-se: nada disso vai gerar resultados satisfatórios se a empresa não tiver seu posicionamento alinhado com seus valores. E mais: é essencial trabalhar a transparência em todas as ações praticadas, pois é isso que o público espera!

3 benefícios da comunicação empresarial

As empresas precisam investir em uma comunicação empresarial efetiva o quanto antes, pois esse é o grande diferencial na hora de construir a imagem da companhia. São muitos benefícios de adotar essa estratégia, dentre os quais se destacam: 

1. Melhorar a reputação da empresa

Uma empresa que sabe se comunicar e aposta na transparência, consegue se tornar sólida no mercado e ganhar a confiança do público.

2. Aumentar o engajamento dos colaboradores

Ao promover uma comunicação aberta, os profissionais se sentem mais à vontade para participar das ações, colaborando com o sucesso da empresa. 

3. Conquistar o público

Mostrar o que acontece de verdade na sua empresa e não ter medo de se posicionar é uma das melhores formas de ganhar a simpatia das pessoas. A partir daí, fica muito mais fácil fidelizar o público.  

Quer saber como melhorar a comunicação empresarial da sua empresa e conseguir atingir o público certo para proporcionar maior crescimento? Fale com os nossos especialistas!