Você já parou para pensar sobre a importância de manter uma boa comunicação em hospitais? Seja ela interna ou externa, os problemas na hora de se comunicar podem representar prejuízos para a instituição.

Pensando nisso, preparamos um material que explica como melhorar a comunicação em hospitais e como manter estratégias de Marketing eficazes. Vem conferir!

Por que a comunicação em hospitais é essencial?

Se a comunicação interna de um hospital é ruim, isso causa retrabalho na passagem de informações, dificuldade na preparação de novos colaboradores e perda de tempo com funcionários e empresas terceirizadas.

Já a comunicação externa também se torna um problema quando não é feita de forma organizada, pois acaba desinformando o paciente e causando muitas solicitações em SACs. Sem falar no desgaste do paciente, que perde tempo com falta de esclarecimento sobre pontos diversos.

Na falta de uma boa comunicação externa, todo o trabalho positivo realizado pela instituição fica escondido, deixando exposto apenas os apontamentos negativos e insatisfação, o que desgasta a marca ao longo do tempo. 

Cada hospital tem as suas necessidades, entretanto, a comunicação precisa ser feita sempre com alinhamento entre a direção e a equipe responsável por isso. 

Como melhorar a comunicação em hospitais?

As informações internas de um hospital devem ser sempre organizadas e atualizadas para não causar prejuízos financeiros, retrabalho e depreciação da marca por profissionais da saúde. Por isso, é ideal que um hospital tenha algumas ferramentas de comunicação. São elas:

1. Intranet e Extranet 

Ambas possuem o mesmo propósito, porém a primeira restringe o acesso apenas à rede interna. Não havendo documentação de alto sigilo, a melhor opção pode ser uma extranet que, através de filtros específicos, o usuário tem acesso apenas ao setor que foi autorizado.

Por exemplo: um enfermeiro pode consultar um manual de procedimentos de retirada de medicamentos pela biblioteca de conteúdo criada apenas para enfermeiros, dentro da intranet/extranet.

Além disso, é possível divulgar notícias para os colaboradores, mostrando eventos e informações diárias como o cardápio.

A comunicação em hospitais considerada eficaz é aquela que vai até o público de forma clara, direta e objetiva.

2. Interação com fornecedores e terceirizados

Um módulo pode ser adicionado à sua extranet, permitindo que fornecedores e empresas terceirizadas tenham acesso a notificações e atendimento personalizado por chamados. Nessa área o usuário pode, por exemplo, ter acesso ao próprio contrato, enviar documentos e demais informações.

Na outra ponta, o departamento jurídico e financeiro poderiam ter acesso a essas informações, interagindo de forma dinâmica e imediata. 

3. Propósito e funções de uma intranet e extranet

O propósito de uma intranet é segmentar e restringir a comunicação aos colaboradores, entretanto, com a evolução do desenvolvimento de sistemas online, é possível criar uma ferramenta que atende a inúmeras necessidades.

Hoje, por exemplo, a DocPix desenvolve sistemas customizados sob demanda, unindo acessos e funções por setor, cargo e permissão, além de integração com ERPs.   

Como estruturar o Marketing e a comunicação em hospitais

Não ter uma identidade visual concisa, ferramentas específicas e informações atualizadas é um grande erro.

Diferentemente do Marketing realizado pelo comércio e indústrias, a atração causada por hospitais é baseada na empatia e na confiança dos pacientes sobre como o trabalho realizado é humanizado. 

Portanto, deixar de se posicionar na internet é um erro. E se isso não for feito da maneira correta, a marca não será lembrada pelas coisas boas e não receberá avaliação positiva da comunidade local. 

É sabido que pessoas insatisfeitas tendem a ter uma iniciativa maior em divulgar algo que não tenham gostado, por outro lado, grande parte das pessoas avaliam positivamente a amostra de bons trabalhos, principalmente quando são feitos de forma humanizada.

Na nossa experiência como agência de marketing, podemos explicar como trabalhamos com a comunicação e marketing de hospitais. Por onde começar:

1. Identidade visual

Grande parte dos hospitais possuem uma desorganização imensa com a sua identidade visual. O logo, geralmente distorcido, foi desenvolvido há tempos, sempre é apresentado em baixa resolução.

A aplicação em impressos tem uma disposição diferente para cada peça, as redes sociais não se espelham em nada e o design do site é divergente dos demais.

Nesse caso, a criação da identidade visual deve ser desenvolvida no mesmo conceito visual para todas as peças, mesmo que por questões diversas a aplicação não possa ser feita em uma única vez.

2. Site atualizado

O site de um hospital deve ser rápido, moderno e adaptado para celulares. As funções e informações de maior interesse do público devem estar dispostas na página inicial, sem que seja necessário rolar ou fazer uma busca.

O design e a estrutura de conteúdo devem ser feitos após pesquisa analítica nos acessos do atual site e descoberta dos links com maior interesse pelos usuários. Acesso a ferramentas como agendamento, resultados de exames e orientações devem ser expostas de forma intuitiva. 

3. Blog de notícias 

O que é feito de bom deve ser exposto. Assim, eventos, ações e informações sobre a instituição devem estar sempre à disposição das pessoas.

Dar voz para alguns especialistas acrescenta um valor imensurável a marca, não somente aos pacientes, mas também a especialistas de outros hospitais. Nas duas situações, o branding sai ganhando.

4. Avaliações do Google, Facebook e Reclame aqui

Ter um procedimento de respostas, abertura de chamado e continuidade na tratativa são essenciais para que o erros não se repitam ou que, ao menos, o paciente se sinta ouvido.

Percebendo que existe uma iniciativa da instituição em resolver o seu problema, talvez a impressão negativa da pessoa seja desfeita.

5. Redes sociais

Uma boa rede social para hospital é aquela que inspira vida, recuperação, alegria,  profissionalismo e pessoas.

Uma vez que a identidade visual é modernizada e bem definida, a estrutura de conteúdo e informações estão prontas, então usamos as redes sociais para espelhar esses trabalhos na forma apropriada.

6. Aplicativos móveis para hospitais

Aplicativos são bem-vindos sempre que trouxerem informações úteis para o consumidor, disponibilizarem notificações ou quando são integrados à ferramentas, como resultado de exames.

Nós da DocPix atuamos nas áreas de desenvolvimento web (sistemas online, app, site, etc) e marketing digital. Trabalhamos com hospitais de duas formas:

  • Ativa – onde idealizamos a estratégia, fazemos a criação, publicação e relatórios.
  • Operacional – onde recebemos instruções da equipe interna de Marketing, efetuando a criação e aplicação do que deve ser publicado.

Se você trabalha num hospital e precisa de ajuda, entre em contato com a nossa equipe 😉