Tecnologias desenvolvidas atualmente tendem a aumentar a produtividade e a prosperidade econômica.

Ao ler as primeiras páginas de qualquer livro de macroeconomia, você chegará a conclusão de que a produtividade é o caminho para um país atingir a prosperidade.

Em diversas matérias onde citam a economia dos Estados Unidos é possível ver a quantidade de menções da palavra “prosperidade” ou “precedentes”. Mas quando o tema é problemas econômicos no Brasil, a “baixa produtividade do trabalhador brasileiro” é apontada como fator principal.

Se a economia fosse uma corrida, estaríamos tentando ganhar utilizando um Palio 1.0 e os EUA estão com uma Ferrari 488. Sendo as chances de competir quase nulas: somos imediatamente humilhados na largada. A produtividade baixa é nossa maior inimiga e, permite que o nosso país seja pobre em comparação com as nações mais desenvolvidas e produtivas do mundo.

Mas tudo isso vai mudar. Vamos entrar em uma era de transformações sem igual. E é uma era em que se não agirmos de forma inepta, irá gerar uma prosperidade sem tamanho.

Entraremos na chamada “Era da Prosperidade”.

Um caso real: Luiz, advogado

Imagine os efeitos da tecnologia nas pessoas com um exemplo real. Luiz Flávio é um advogado formado pela USP e que trabalha em um escritório de porte médio, advogando para um cliente na área de desapropriação. Em todos os seus processos, ele precisa gastar tempo estudando e desenvolvendo novas formas criativas de argumentar sua tese.

Contudo, a maior parte do seu tempo de trabalho é ocupada com trabalhos excessivamente mecânicos, como fazer contratos, analisar documentos ou laudos. A cada 40 horas de trabalho, 30 são gastas com essas tarefas excessivamente mecânicas. Mas em um futuro próximo, será desenvolvido um software que vai ter a função operar esse tipo de tarefa, podendo otimizar o tempo de Luiz com novos clientes. Isso já existe e já está sendo aplicado.

O software poderá analisar informações presentes em contratos, documentos e laudos e categorizará para que o advogado gaste menos. Ele terá a capacidade de transformar dados em um contrato inteiro em poucos segundos, coisa que levaria horas para que o Luiz realizasse.

Esse é o poder da “mecanização”, deixar as pessoas mais produtivas, capazes de realizar cada vez mais. Antes, Luiz atendia só 1 cliente nessas horas. Agora, são 3 ou 4.

Pense nesse mesmo cenário aplicado em massa em quase todas as profissões que possuem trabalho intelectual, mas que possuem fases extremamente mecânicas.

Tendência para toda economia

Pense nas máquinas substituindo o trabalho humano, fabricando os mais diversos produtos vinte quatro horas por dia, sete dias por semana. Não haverá mais fábrica parada por questões trabalhistas. Pense nos carros que vão se dirigir sozinhos, com apenas 1 pessoa controlando uma frota inteira (remotamente) de 100 automóveis. Pense nos caminhões autônomos que levarão esses produtos de um lado para o outro sem precisar descansar no meio do caminho.

Reformulação de sites empresariais que se adaptam a dispositivos móveis, atualização e manutenção de conteúdo no site, blog e nas Redes Sociais. Entre em contato conosco e saiba sobre nossas soluções web!

O efeito prático de tudo isso vai fazer com que os preços dos produtos caiam e que as pessoas tenham maior poder de compra com a mesma quantidade, gerando assim, uma maior prosperidade para a população e industria. Quem nunca pode consumir terá eletrônicos, eletrodomésticos, carros e outros produtos por uma fração do preço. E não são apenas os produtos físicos. Mais pessoas terão a possibilidade de ter ajuda legal, médica, dentária e apoio de outras dezenas de profissionais.

A tecnologia melhora a produtividade e alavancada ainda mais a produtividade.

Um problema real: Perda de empregos

Nesse desenvolvimento descontrolado da tecnologia um grande problema a surgindo desse cenário. Milhões de pessoas perderão o emprego nos próximos anos conforme a tecnologia avance sobre seus empregos – 800 milhões, em algumas estimativas. Isso deverá ser uma questão social relevante nas próximas décadas.

Esses milhões de pessoas são aquelas que possuem trabalhos que robôs conseguem fazer facilmente. Motoristas de carro, caminhão, quem trabalha em fábricas, atendentes de centrais de relacionamento, burocrata.

Algumas empresas também vão requerer menos pessoal para realizar o mesmo trabalho. Escritórios de advocacia deverão “enxugar” a quantidade de estagiários, por exemplo, que hoje realizam esse mesmo trabalho que as máquinas podem assumir. Entrar em profissões que demandam criatividade vai ser mais difícil.

Aumento da riqueza, novas formas de lidar com as questões anteriores

Mesmo com todos esses problemas presentes no futuro é importante entender que ele tem solução. Se a sociedade está mais prospera do que nunca, mesmo com o enorme grupo de desempregados, é bem capaz que tenhamos ações para resolver essa questão. Grandes nomes do mundo de tecnologia, por exemplo, acreditam que evoluiremos para uma espécie de “renda universal”.

É o que propõe Bill Gates, Mark Zuckerberg e Elon Musk. Oque é isso? É garantir que o dinheiro gerado pelas máquinas seja distribuído entre as pessoas, como uma espécie de imposto.

A intenção é que isso gere uma rede de bem-estar social capaz de eliminar os incômodos causados pelo desemprego, proporcionando uma vida digna e instável para todas as pessoas, não muito diferente do que já acontece em vários países europeus como Dinamarca, Holanda e Suécia.

As grandes oportunidades que vamos ter no futuro

Surgira enormes oportunidades em vários segmentos da Nova Economia, muito para trazer a Era da Prosperidade para segmentos que já existem e operam de forma tradicional.

Startups vão surgir para matar companhias já estabelecidas. Com as grandes tendências e oportunidades de anunciar, as Startups se tornaram as maiores empresas do mundo, exemplo claro desse tipo de efeito é o Facebook.

Assim as oportunidades de empreender e trabalhar em companhias inovadoras nas próximas décadas é o que vão trazer essa visão de futuro para a realidade.

Há tendência da Era da Prosperidade se baseia em 5 tecnologias. Seu principal foco é tornar o ser humano mais produtivo trabalhando menos. Cada uma delas ainda não está completamente desenvolvida, o que abre espaço para inúmeras inovações nestes segmentos.

IoT

Sendo uma tecnologia promissora para o futuro é a internet das coisas(IoT), quando boa parte de tudo que a gente usa durante o dia estiver conectada com a internet. Isso deverá abrir possibilidades enormes para que cada device se comunique de maneira inteligente.

Reformulação de sites empresariais que se adaptam a dispositivos móveis, atualização e manutenção de conteúdo no site, blog e nas Redes Sociais. Entre em contato conosco e saiba sobre nossas soluções web!

Imagine quando o semáforo receber os dados de diversos carros e determinar, sozinho, qual deve ser o tempo que ele ficará aberto ou fechado para uma via. Isso deverá reduzir drasticamente o trânsito nas grandes cidades do mundo, que é um problema crônico pelo mundo. Os automóveis serão adaptados com a Iot para serem autônomos evitando acidentes e demais complicações para o usuário no trânsito.

Essa revolução de alguns anos atrás estão se renovando e surgindo novamente, mas desta vez não são apenas computadores e celulares conectados à internet. Vai ser sua televisão, sua geladeira, até a mesa da sua casa pode se tornar mais inteligente com a Internet das Coisas.

Por isso, falam que “dados são o novo petróleo”, no sentido que a indústria ao redor de dados será a dominante deste século, como a indústria do petróleo “governou” no século 20. Há uma enorme quantidade de oportunidades neste campo, com certeza, principalmente transformando setores antigos.

Blockchain

De maneira muito simplificada, é como se fosse “uma planilha de excel descentralizada”, que todo mundo tem acesso, mas que só aceita edição uma única vez, sendo visível para todos logo depois disso. Isso garante a confiança dentro da operação.

Essa tecnologia pode ser aplicada a muita coisa: da confiabilidade de eleições ao gerenciamento de dados, passando por transações entre países e controle da corrupção (imagine saber o destino de cada centavo que fora aplicado no governo? Isso é possível se a moeda fosse digital e tivesse um sistema de blockchain por trás). Ou seja, alguns dos maiores desafios que o Brasil enfrenta atualmente podem ser resolvidos com a aplicação da Blockchain.

Inteligência Artificial

As inteligências artificiais serão essenciais nos fazeres da humanidade: de analisar dados e garantir a melhor aplicação deles até desenvolver novas inteligências artificiais.

Com a inteligência artificial, garantimos que um nível de automação nunca alcançado: basta ligar a máquina e esperar a “mágica” acontecer, ela mesmo vai entendendo o que precisa fazer e garantindo que ela mesma se melhore. A ideia é que a inteligência artificial consiga se melhorar com o tempo, otimizando tudo para o próprio usuário.

Uma nova matriz econômica?

Com todos esses avanços em fase de desenvolvimento, é possível ver que a humanidade caminha para uma Nova Economia, de fato.

A Nova Economia está chegando e precisamos compreendê-la. Isso não envolve apenas os indivíduos mais ligados, mas todos os players, como as massas, negócios, imprensa, governo e outras instituições que formam a sociedade.

A parte teórica é bastante importante para conseguir que as autoridades públicas ajam de acordo com as necessidades da época. Devemos ficar de olhos abertos para o futuro dessa nova era.

 

Fonte: Conteúdo Startse