Em um mundo cada vez mais conectado, as pessoas já se acostumaram a ter acesso imediato à informação, independente de onde estiverem.

Graças a internet, os usuários  podem conseguir informação precisa e de forma mais rápida, podendo ser novos leads para seu negócio. Mas e se ele não tiver uma boa presença digital?

Para evitar a frustração de clientes e potenciais clientes que esperam encontrar a sua marca online, é preciso saber as melhores formas de divulgar a sua empresa na Internet. Neste post, daremos 5 dicas de como potencializar a sua presença online. Confira!

1. A força do marketing digital

Aproveitando o tempo que as pessoas têm permanecido online diariamente, as ações de marketing na Internet têm funcionado muito bem para alcançar as pessoas certas, na hora certa.

Com as estratégias de marketing digital, há duas frentes para criar oportunidades de as pessoas conhecerem a sua marca:

Estratégia outbound: segue o modelo tradicional, em que as campanhas geram algum tipo de interrupção a uma atividade do usuário.

Exemplo: exibir uma propaganda de seu produto ou serviço enquanto o usuário está navegando em um site cujo tema é relacionado ao seu negócio.

Estratégia inbound: segue o modelo centrado no cliente, em que ele chega até a sua marca porque você oferece um conteúdo relevante e que lhe desperte o interesse.

Exemplo: criar um blog com dicas e complementares sobre assuntos pertinentes à sua área de atuação. Quando usuários pesquisarem por termos relacionados no Google, se o seu blog tiver relevância o suficiente, ele aparecerá nos resultados da busca, contribuindo para que as pessoas cheguem até a sua empresa.

Dentre as principais estratégias de marketing digital, podemos citar as seguintes:

  • SEO (Search Engine Optimization), ou otimização de sites para motores de busca;
  • E-mail marketing;
  • Anúncios pagos, também conhecidos como links pagos ou links patrocinados;
  • Divulgação em redes sociais;
  • Produção de conteúdo para o blog da empresa;
  • Gravação de vídeos;
  • Investir na construção de um bom website.

2. O poder do planejamento

Antes de escolher em qual estratégia de marketing digital investir, é preciso ter tudo muito bem planejado.

Primeiro, defina qual objetivo de negócio você pretende alcançar com as ações de marketing digital. Alguns deles são:

  • Aumentar as vendas;
  • Fidelizar clientes;
  • Educar o mercado;
  • Gerar reconhecimento da marca;
  • Aumentar o engajamento do público com a marca.

Em seguida, defina as características da audiência que você quer atingir — o seu público-alvo.

Com essas informações, você conseguirá direcionar as suas campanhas pensando nos conteúdos mais adequados para agradar o seu público. Mas se não conseguir seguir esses passos por conta própria, não se preocupe. Há muitas agências de marketing digital especializadas

Reformulação de sites empresariais que se adaptam a dispositivos móveis, atualização e manutenção de conteúdo no site, blog e nas Redes Sociais. Entre em contato conosco e saiba sobre nossas soluções web!

3. A importância de agregar valor ao produto

Seja qual for a estratégia escolhida, tenha em mente que um dos maiores desafios na Internet é atrair a atenção do usuário. Se ele perceber que você só está querendo vender, em vez de fornecer conteúdo interessante e com informações de qualidade, prepare-se para ver suas publicações sendo ignoradas.

Por isso, mostre como os seus produtos podem trazer benefícios para a vida das pessoas. Em vez de preocupar-se apenas em destacar as características dos seus artigos, procure mostrar o real valor que eles trazem para quem for comprá-los.

Sendo assim, converse com os seus clientes para descobrir quais benefícios dos seus produtos eles mais gostam — quais são os problemas que eles resolvem? Analise quais são os aspectos mais elogiados e procure entender quais os principais pontos que podem ajudar a atrair novos consumidores.

4. A energia do relacionamento (engajamento)

Um dos maiores diferenciais competitivos que uma empresa pode ter está no atendimento. E nos canais digitais não é diferente: em canais em que se espera uma comunicação instantânea, a exigência é ainda maior.

Ter disposição para resolver os problemas dos clientes e responder às suas perguntas é essencial para ter um negócio bem-sucedido. Um bom relacionamento gera clientes felizes, e clientes felizes indicam a sua empresa para outras pessoas  — seja no boca a boca ou compartilhando os seus posts.

Por isso, sempre que receber comentários pelo seu site ou pelas redes sociais, faça questão de responder. Agradeça a mensagem e procure dar uma resposta relevante em troca, em vez de um simples “obrigado”.

5. A necessidade de registrar a sua marca online

À medida em que a sua marca adquire uma visibilidade maior, o risco de pessoas mal intencionadas apropriarem-se dela aumenta consideravelmente. Por isso, é tão importante protegê-la!

Faça o registro da sua marca e garanta o domínio sobre ela para evitar problemas judiciais e outros contratempos. Registre-a no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) o quanto antes e tenha um pouco de paciência, porque o processo costuma demorar cerca de três anos.

Imagine que a sua empresa precise mudar de nome só porque um terceiro registrou a marca antes de você! Mesmo que o seu negócio já esteja funcionando há um bom tempo, toda a identidade visual e o reconhecimento daquele nome junto ao mercado acabam ficando comprometidos. Ninguém deseja isso, não é mesmo?

Ao seguir essas dicas, suas ações de divulgação online vão ganhar um peso muito maior e um potencial de tornar a marca mais forte e consolidada. Seus clientes ficarão mais fiéis e poderão realizar aquele que é o sonho de muitas empresas: se tornarem evangelizadores da marca.

Texto por Sm8 Marcas

Precisa-de-ajuda-com-o-marketing-digital?