Para um bom estrategista de conteúdo, o melhor resultado de qualquer ação é conseguir aumentar o tráfego de um site de forma orgânica. E imagine se isso acontecesse da noite para o dia. Maravilhoso, né? Infelizmente não é bem assim, pois existe um problema conhecido como tráfego falso. Basicamente, esse é um termo utilizado para se referir ao tráfego gerado por armadilhas de cliques, bots ou software, responsável por mascarar as reais métricas de interação em uma página.

O complexo sistema que envolve um tráfego falso

Conforme explica o próprio suporte do Google, “o tráfego falso inclui cliques ou impressões que aumentam artificialmente os custos de um anunciante ou os ganhos de um editor”. É claro que nem sempre esse tráfego fraudulento ocorre de forma intencional, uma vez que é possível que ele seja resultado de cliques acidentais. Daí a importância de investigar a fundo o que pode estar levando ao aumento dos números.

Alguns dos principais motivos que podem levar ao crescimento repentino e significativo do tráfego em um site são:

  • Fraude de publishers e de afiliados

Esse é um tipo de fraude bastante conhecido no universo digital, no qual blogueiros e afiliados geram cliques falsos nos anúncios em seus sites. Isso é feito porque a cada clique gerado nos anúncios hospedados em um blog/site, os donos do endereço recebem uma porcentagem do valor pago pelo anunciante.

  • Fraude por concorrentes

Outro fator que pode levar a um aumento no tráfego do seu site é causado por uma espécie de concorrência desleal. Nesse caso, uma empresa do mesmo nicho daquela dona de um anúncio começa a clicar nos anúncios a fim de gastar o máximo de dinheiro possível. Além disso, essa atitude é capaz de comprometer a relevância dos anúncios.

Afinal, como proteger seu site contra tráfego falso?

Se você identificou um crescimento exponencial no tráfego do seu site, o primeiro passo é investigar os motivos que podem estar levando a esse cenário. Se a possível resposta para esse aumento é o tráfego falso, chegou a hora de implementar soluções capazes de amenizar esse problema, como plugins e aplicativos que usam anúncios falsos como isca para detectar e expor o Bot, fazendo com que o IP seja bloqueado. Além disso, as listas de exclusão também podem ser alternativas eficazes.

Quer saber mais sobre tráfego falso e quais as medidas indicadas para reduzir as chances desse problema? Nossos especialistas estão prontos para ajudá-lo!