Se você está inserido no universo do Marketing Digital, mesmo que ainda de forma iniciante, já deve ter ouvido falar no famoso Google Ads. De uma forma simples, essa ferramenta é a maior aliada de quem quer fazer um anúncio no Google. Mas é claro que ela não faz milagres, ou seja, é preciso saber alguns pontos antes de começar a sua campanha.

E foi pensando nisso que nós criamos um material que vai servir como uma espécie de tutorial para quem precisa começar a se habituar com o Google Ads. E atenção ao Spoiler: depois de conhecer os pontos listados, você vai se sentir bem mais seguro para fazer o seu primeiro anúncio no Google!

O anúncio no Google pode ser feito em diferentes formatos

Não é segredo para ninguém que o Google é uma ferramenta super completa, o que automaticamente reflete na quantidade de opções de anúncios que pode ser feita. De acordo com o próprio suporte do Google, existem 8 tipos de campanhas disponíveis, sendo que a ideal para você vai depender dos seus objetivos. 

As campanhas mais comuns são:

  • Rede de pesquisa: são aqueles anúncios em formato de texto que aparecem nos resultados das pesquisas, permitindo alcançar pessoas enquanto elas pesquisam no Google. Esse formato é ideal para aumentar as vendas, os leads ou o tráfego do seu site.
  • Rede de display: o funcionamento dessa campanha consiste na criação de anúncios chamativos que são exibidos em sites, apps e propriedades do Google. Essa é uma alternativa eficaz para aumentar o alcance do seu conteúdo e manter a sua empresa visível com um público-alvo que vai além da pesquisa do Google.
  • Vídeos no Youtube: sabe quando você está assistindo a um vídeo no Youtube e aparece uma publicidade? Ela é decorrente do anúncio feito em forma de vídeo, que exibe o seu produto ou serviço para um grande número de pessoas. 
  • Anúncios em app: conforme o próprio Google explica, ‘esse tipo de campanha usa informações do aplicativo para otimizar automaticamente os anúncios na Pesquisa, no Google Play, no YouTube, no Discover e em mais de três milhões de sites e aplicativos’. Com isso, esse formato ajuda a encontrar novos usuários e aumentar as vendas no seu aplicativo.
  • Google Shopping: é a opção mais indicada para os varejistas, uma vez que permite exibir nos resultados da pesquisa e na guia “Shopping” do Google uma série de produtos que fazem parte do estoque da empresa. 

E quanto custa fazer um anúncio no Google?

Essa é aquela famosa pergunta de milhões! Mas nós não podemos ajudar com uma resposta certeira, porque o orçamento vai depender de uma infinidade de fatores, como localidade e palavra-chave utilizada. 

Mas se tem uma coisa que podemos afirmar é que o Google Ads é bastante democrático com o valor dos anúncios, ou seja, ele funciona com praticamente qualquer orçamento. Dessa forma, não há um requisito mínimo de gasto nem de duração de contrato, permitindo que você interrompa a exibição dos anúncios quando quiser. 

Como começar o seu anúncio?

Agora que você já conhece os principais formatos de campanhas e entende que o seu orçamento pode variar, chegou o momento de saber como dar os primeiros passos em busca do seu anúncio no Google!

A primeira etapa é entender o que você pretende alcançar com o anúncio: maior taxa de conversão? Tráfego no site? Reconhecimento de marca? A partir disso é que você escolhe o melhor formato para a sua campanha. Depois, é essencial conhecer a sua persona e determinar o melhor local para veicular o seu anúncio, ou seja, estipular em qual área geográfica o seu público-alvo está mais concentrado.

O próximo passo é criar uma mensagem para compor o seu anúncio, sendo algo interessante e relevante ao mesmo tempo. Outro ponto importante é definir o seu orçamento e encontrar palavras-chaves que não vão extrapolar o seu limite financeiro.

Depois de determinar todos esses quesitos, a hora mais esperada chegou: colocar o seu anúncio no ar! Claro que esse é um passo a passo simples, mas que permite trazer mais segurança a quem está começando nesse universo de tráfego pago. Esperamos ter ajudado! 

Mas se você quer mais tranquilidade e ter a certeza de um retorno muito mais assertivo, conte com o nosso time de especialistas! Estamos prontos para transformar o seu negócio em um verdadeiro sucesso!