O ano está chegando ao fim e um cenário se repete entre as empresas: o planejamento para os próximos meses se torna algo urgente. Diante disso, a pergunta que costuma afligir boa parte dos profissionais é: como ser assertivo e conseguir acompanhar as inovações do mercado? É claro que não existe uma fórmula mágica para isso, mas uma coisa que podemos dizer é que estar por dentro dos novos direcionamentos é essencial para o sucesso de uma estratégia. E foi pensando nisso que resolvemos listar as principais tendências de Marketing para 2023. Pronto para conferir?

Antes de conhecer as tendências de Marketing para 2023, você precisa saber que…

Nem tudo que consta na nossa lista vai ser realmente eficaz para o seu negócio, o que significa que o ideal é que você avalie as inovações e analise se existe convergência com seu propósito, com seus serviços e produtos e, acima de tudo, com seu público. Portanto, o segredo é entender essas tendências com a ótica do seu negócio, o que permite que você faça ajustes de mercado e entregue um conteúdo muito mais adequado a sua audiência. 

Vamos às tendências de Marketing para o próximo ano?

Chegou a hora de você descobrir quais funcionalidades, formatos e ferramentas estarão em alta em 2023, permitindo que você trace uma estratégia muito mais direcionada e com maiores chances de alcançar uma visibilidade relevante para sua empresa. 

  • Marketing responsivo

Convenhamos: essa não é uma tendência inédita, afinal, muitas empresas já têm preocupações em relação a responsividade de suas páginas e conteúdos. Contudo, ela segue forte em 2023, ainda mais porque pesquisas indicam que o  uso de dispositivos móveis tem predominado entre os brasileiros. Para se ter uma ideia, o estudo The 2022 Global Digital Shopping Playbook revelou que, em 2021, 52% de todos os consumidores brasileiros (cerca de 33 milhões de pessoas) usaram smartphones pelo menos uma vez em suas últimas compras, número em torno de 5% maior que em 2020.

  • Conteúdo em vídeo

Você sabia que os brasileiros têm preferência para o consumo de conteúdos em vídeo? E tem mais: a tendência é investir em vídeos curtos! Isso porque, há alguns anos, a estimativa era que as pessoas gastavam em torno de 18 minutos para assistir a vídeos, mas isso começou a mudar a partir de 2020, quando a disposição para ver se tipo conteúdo reduziu para cerca de 7 a 10 minutos. E essa mudança de comportamento é graças ao surgimento de redes sociais como o Tik Tok e de ferramentas como o Reels.

  • Microinfluenciadores

Uma estratégia de Marketing que tem rendido bons resultados aos empresários é a parceria com influenciadores digitais. E ainda existe espaço para essa tendência em 2023, mas com uma pequena mudança: o investimento em microinfluenciadores é o que vai bombar no próximo ano! Isso significa trazer ao seu público pessoas com quem ele se identifica, o que permite que a sua marca entregue ainda mais valor!

  • Podcast

Que atire a primeira pedra quem ainda não se deu conta que os podcasts caíram no gosto popular e invadiram as redes sociais! Boa parte desse sucesso se deve ao fato dos podcasts serem de fácil consumo e não exigirem concentração total por parte do público. Portanto, sua empresa pode (e deve) apostar nessa estratégia para melhorar seus resultados, aumentar o reconhecimento da marca e atingir maior alcance. E o melhor: não é preciso fazer um grande investimento para a produção desse tipo de conteúdo.  

E aí, qual dessas tendências têm mais a ver com a sua empresa? Se quiser saber mais e contar com um time de especialistas em Marketing, fale com a gente!