Você sabe o que é o famoso Marketing de conteúdo? De uma forma simples, podemos dizer que essa é uma estratégia utilizada no Marketing digital com o objetivo de atrair clientes por meio da produção de materiais variados, como textos, vídeos e e-books.

O Marketing de conteúdo tem como premissa conquistar o público-alvo ao oferecer soluções para os seus problemas, sem fazer uma promoção direta da sua marca.

Se você ainda não sabe como estruturar o conteúdo da sua empresa e atrair potenciais clientes com base em materiais valiosos, nós podemos ajudar! 

10 dicas para se destacar na criação de um Marketing de conteúdo eficiente

O Marketing de conteúdo está transformando o cenário brasileiro. Para se ter uma ideia, uma pesquisa realizada pela Rock Content apurou que mais de 65% das empresas no país adotam essa estratégia em suas ações.

Sabe por quê? O comportamento do consumidor mudou nos últimos anos: as pessoas estão cada vez mais conectadas e buscam conhecer informações das marcas antes de avançar na jornada de compra.

Por isso, nós listamos 10 dicas eficazes para você estruturar o conteúdo da sua empresa e se destacar no mercado!

  • Faça o planejamento das ações

Esse é o primeiro passo para o sucesso da sua estratégia de Marketing de conteúdo, pois é com base no planejamento que você vai definir metas, melhores conteúdos, responsabilidades de cada envolvido e outros detalhes que ajudam a entender aonde sua empresa quer chegar. 

Cabe destacar que é nessa etapa também que você escolhe os canais de divulgação e o tom de voz, além de criar um cronograma de publicação.

  • Saiba quem é o seu público

Conhecer com quem você está se comunicando é essencial para criar conteúdos mais assertivos, ou seja, que vão despertar interesse. Então, trace um perfil do seu público, levando em consideração aspectos como idade e profissão.

  • Considere o novo comportamento o consumidor

Você se lembra que nós dissemos logo acima que o cliente não é mais como antigamente? Isso significa que o seu padrão de consumo mudou, ou seja, aquela velha tática de tentar vender a todo custo não funciona mais. 

Em vez disso, você deve conhecer o que desperta a sua atenção e investir em uma comunicação honesta e transparente, sempre contando com materiais valiosos. A ideia é encantar e saber produzir conteúdos para todas as etapas do funil de vendas.  

  • Entenda os recursos do Marketing de Conteúdo

Um dos objetivos do Marketing de conteúdo é ser encontrado pelas pessoas, mas como conseguir isso? As boas práticas de SEO ajudam a rankear melhor o conteúdo da sua empresa nos buscadores.

Além disso, invista na estratégia conhecida como guest post, caracterizada por gerar parcerias com outras empresas do seu segmento a fim de haver a divulgação do conteúdo.

  • Deixe o conteúdo atrativo

Conteúdos de texto muito extensos costumam cansar os leitores, por isso é essencial pensar na diagramação. Para isso, utilize imagens, vídeos ou gráficos ao longo do material. E lembre-se: construa parágrafos curtos e diretos, ok?

  • Aposte no link building interno

Essa é uma técnica que consiste no acréscimo de links do seu próprio site nos novos conteúdos criados, pois isso permite que eles tenham uma performance melhor. Além disso, ao fazer essa linkagem, o usuário passa mais tempo navegando no seu site.

  • Mantenha uma periodicidade

Para conseguir uma maior relevância e aumentar o engajamento da sua empresa, crie um cronograma de postagens para manter a periodicidade. Essa pequena atitude ajuda a educar o seu público, fazendo com que ele tenha o hábito de consumir seu conteúdo.

  • Teste formatos variados

Quanto mais conteúdo você oferecer ao público, melhor! Por isso, não fique apenas no óbvio, ou seja, teste formatos diferentes de materiais. Para isso, vale investir em e-books, posts em redes sociais, textos em blog, podcast, vídeos… Solte a sua imaginação e faça testes!

  • Divulgue seus conteúdos

Tão importante quanto produzir um material é saber divulgá-lo, pois isso aumenta o alcance da sua empresa e melhora sua relevância. Com isso, aos poucos, o seu site também vai ter um tráfego maior. 

  • Interaja com o público

Por último, é fundamental que você interaja com o seu público, a fim de acompanhar o engajamento do seu conteúdo. Colha feedbacks, responda as críticas e faça anotações de possíveis sugestões para os próximos conteúdos.

Quer que a sua empresa tenha todos esses diferenciais e consiga compartilhar conteúdos atrativos para engajar seu público-alvo? Venha conversar com um de nossos especialistas!

 

Crédito de imagem: Educação foto criado por wayhomestudio – br.freepik.com