Criar um conteúdo específico para atrair novos clientes é o conceito básico da estratégia de Inbound Marketing. Em outras palavras, essa vertente do Marketing tem como foco atrair, converter e encantar prospects.
Também chamado de Marketing de Atração, o Inbound representa uma mudança significativa na forma de fazer publicidade. Se antes a empresa ia atrás de oportunidades de negócio, hoje são as pessoas que buscam o que você tem a oferecer.
Mas, afinal, quais os benefícios da estratégia de Inbound Marketing e como utilizá-la a favor da sua empresa?
O que é o Inbound Marketing?
O Inbound Marketing pode ser descrito como um conjunto de estratégias que tem como meta utilizar conteúdos relevantes para atrair e converter pessoas.
A premissa do Inbound é que os clientes procurem as empresas, em vez de as empresas irem atrás das pessoas. Ou seja, as ações adotadas no Inbound são voltadas para que o prospect seja atraído até o seu blog, site ou rede social.
Depois disso, fica mais fácil criar um relacionamento com o possível cliente e converter mais vendas.
Os pilares da estratégia de Inbound Marketing
Os conceitos tradicionais já conhecidos pelo universo do Marketing dão espaço a outras ações mais eficazes, consideradas os pilares do Inbound.
A conexão com o público-alvo é feita com base em três elementos: Marketing de Conteúdo, Estratégias em Redes Sociais e SEO. Juntos, eles são capazes de alcançar as pessoas certas, aumentar o engajamento e melhorar o poder de persuasão.
Marketing de Conteúdo
Essa estratégia nada mais é do que a criação de conteúdos relevantes para sua persona, podendo ser texto, vídeo, podcast… A ideia central é atrair, envolver e gerar valor, podendo ser aplicada em todas as etapas do funil de vendas.
Estratégias em Redes Sociais
Cada empresa vai definir suas melhores ações com base em seus objetivos, mas é essencial não deixar as redes sociais de lado. Vale mostrar autoridade da marca, reforçar a interação com o público e muito mais!
SEO
As técnicas de SEO são essenciais para as estratégias de Inbound Marketing, pois ajudam no posicionamento do conteúdo. Isso significa que o SEO é capaz de fazer a sua empresa ser encontrada mais facilmente nos buscadores.
4 passos para utilizar a estratégia de Inbound Marketing
As etapas do Inbound Marketing são Atração, Conversão, Venda e Encantamento. Mas como fazer isso de forma satisfatória? A gente te ensina!
Atração
Para que essa etapa seja feita de forma benéfica para sua empresa, o correto é atrair para os seus canais digitais aquelas pessoas que têm chances concretas de compra. Esse processo é chamado de tráfego qualificado.
Nessa fase do Inbound, você pode apostar na criação de conteúdo para blog, site, redes sociais e aplicativos variados. A ideia é conhecer o seu público e produzir algo que desperte a curiosidade e a atenção.
Conversão
Depois de atrair diversas pessoas para os seus canais digitais, chegou a hora de mostrar o seu poder de persuasão.
Existem algumas ferramentas que ajudam a converter um prospect em clientes em potencial, tais como: landing pages, formulários de cadastro e CTAs específicos.
Venda
Nesse ponto, as chances de transformar seus leads em clientes reais já é bem maior, mas ainda é preciso bastante empenho e dedicação.
Você deve conhecer mais a fundo sua persona e contar com algumas ferramentas de Marketing e Vendas para atingir o objetivo final.
Opções como E-mail Marketing, Nutrição de Leads e Lead Scoring são recursos essenciais para otimizar seu processo de venda.
Encantamento
Se todas as etapas anteriores avançaram de forma satisfatória, é bem possível que houve o fechamento de uma venda. Agora, chegou a hora de tornar o seu cliente um promotor da sua marca.
Isso significa entender suas necessidades e desejos, colocando em prática ações que ajudam a encantá-lo. Por isso, aposte em Sucesso do Cliente, Relacionamento Ativo e oferta de Conteúdos Avançados e direcionados para a dor da pessoa.