Ter o seu conteúdo encontrado em uma busca orgânica no Google exige a adoção de algumas medidas estratégicas. E é nesse ponto que o uso das técnicas de SEO para site se torna tão importante.

Essas medidas servem para que a sua página alcance um posicionamento de destaque no buscador, por meio da publicação de um conteúdo relevante para o público. 

Ou seja, na teoria a regra é simples: você precisa seguir algumas medidas de otimização para o seu site, a fim de gerar maior tráfego e autoridade. Mas, afinal, o que são técnicas de SEO para site e como elas impulsionam sua página?

Entenda o que são técnicas de SEO para site

SEO é uma sigla em inglês que significa Search Engine Optimization, ou seja, otimização para mecanismos de busca. Basicamente, são estratégias que permitem um melhor posicionamento nos resultados orgânicos em buscadores gerais.

Mas por que é tão importante levar em consideração as diretrizes do Google? A empresa americana é uma gigante nesse segmento, representando uma parcela de mercado de mais de 92%. A segunda colocada é a Bing, com pouco mais de 2%. 

Portanto, as técnicas de SEO para site elencadas pelo Google são muito mais valorizadas entre os profissionais. Em média, são realizadas 3,5 bilhões de pesquisas por dia nesse buscador, ou seja, a chance de ser encontrado por meio dele é muito maior do que em relação aos seus concorrentes.

Logo, é de se esperar que o Google exiba em suas primeiras colocações apenas conteúdos relevantes e que proporcionam boa usabilidade e leitura para o público. É nesse momento que as técnicas de SEO para site entram em ação.

Ao pesquisar sobre qualquer assunto no Google, o buscador procura páginas que coincidam com os termos digitados. A classificação exibida é de acordo com a palavra-chave e outros fatores de rankeamento que formam o seu algoritmo de busca, como conteúdo de qualidade, URL amigável e uso de links.

Descubra 5 dicas para melhorar seu tráfego

Receber mais visitantes na sua página é sinal de que você está entregando um conteúdo valioso para o seu público. Mas não é só isso. Também mostra que as técnicas de SEO estão sendo bem aplicadas, potencializando o rankeamento da sua página. 

Para se ter uma ideia da importância dessas ferramentas, mais de 70% dos profissionais de Marketing apostam na otimização do SEO para alcançar posições com alta visibilidade no Google. 

Portanto, confira 5 técnicas de SEO que vão fazer seu site alcançar a primeira página do Google!

  • Palavra-chave relevante

As palavras-chaves são aqueles termos que vão nortear todo o seu texto, ou seja, o assunto central do seu conteúdo. 

Antes de produzir qualquer material, é indicado fazer uma pesquisa de palavras-chaves, seja por ferramentas gratuitas (como o KeyWord Planner do Google) ou pagas (como o Semrush).

As palavras-chaves podem ser divididas em head tail e long tail, correspondendo a diferentes etapas da jornada do cliente.

Head Tail

Essas são as palavras-chaves mais abrangentes e genéricas, que costumam ser usadas no início da jornada de compra. 

Elas têm um volume de busca mais alto, o que gera bastante tráfego. Mas poucas vezes se transformam em vendas.

Alguns exemplos de palavras-chaves Head Tail são: Marketing, SEO e Marketing Digital.

Long Tail

Elas são mais específicas e costumam ser usadas no final da jornada, quando o cliente já tem conhecimento sobre o assunto, mas busca algumas informações adicionais para sua decisão final.

As long tail não têm um alto volume de busca e, por isso, não geram tanto tráfego para seu site. Mas são ideais para gerar conversão.

Essas palavras-chaves podem facilitar o rankeamento da sua página, pois existe menos competitividade. Bons exemplos de Long Tail são: Melhores cursos de Marketing, Técnicas de SEO para site e Marketing Digital para pequenas empresas.

  • URL amigável

Ter uma URL amigável significa deixar claro para as pessoas o que elas vão encontrar no seu site. 

Por exemplo: em vez de usar a URL https://siteficticio.com.br/arquivo.asp?id=1&ref=258, opte por https://siteficticio.com.br/como-usar-URL-amigavel.

Essa é uma técnica de SEO para sites que informa ao leitor em qual página ele está e que conteúdo será exibido. Portanto, evite colocar nomes que não transmitam uma mensagem para o público.

  • Estrutura da página

Sempre que for criar um conteúdo para o seu site, coloque-se no lugar do seu público e tente entender o que é capaz de facilitar a leitura. Isso é muito importante para o rankeamento no Google.

Por isso, divida o seu texto em títulos e subtítulos (Heading Tags) para organizar e hierarquizar as informações. Normalmente, é possível usar desde H1 até H6.

O H1 é o título do seu texto, ou seja, é obrigatório e deve conter a palavra-chave. Procure criar algo chamativo, que desperte a atenção do seu público. Depois, em ordem de hierarquia, vêm as tags H2, H3 e assim por diante. 

Essa técnica de SEO é essencial para a escalabilidade do conteúdo, o que impacta diretamente na experiência do usuário.

  • Linkagem interna e externa

Outro fator considerado importante pelo Google é o uso de links, tanto internos, quanto externos. Esse recurso possibilita que os usuários naveguem por mais tempo pelo seu site e tenham uma experiência muito mais completa.

Já os links externos são estratégias de SEO que trazem mais autoridade e credibilidade para o seu site. Mas utilize esse recurso com equilíbrio para evitar que o seu público saia com frequência do seu site.

A linkagem, seja ela interna ou externa, deve direcionar o seu leitor para um conteúdo relevante e que tenha associação com o que está sendo tratado.

  • Design responsivo

Uma das maiores preocupações do Google é se o usuário tem acesso ao conteúdo publicado. De nada adianta usar a palavra-chave ideal, colocar imagens bonitas e utilizar subtítulos certeiros se a pessoa não consegue ler o que foi postado.

Muitas vezes, isso acontece porque o seu site não é responsivo, ou seja, não se adequa a diferentes dispositivos e tamanhos de janelas.

Então, para não perder o posicionamento e a relevância no Google, siga essa técnica de SEO para seu site: aposte em um design responsivo.