Manter as páginas do seu site atualizadas e otimizadas é uma tarefa essencial para a evolução da sua marca na Web.

Isso mesmo, pense que seu site é o seu terreno na internet, por isso, deixar ele sempre organizado e bonito garante a volta dos visitantes, ou melhor dizendo, usuários. Sendo assim, existem 4 páginas que devem ser olhadas com um cuidado maior para garantir esse tráfego de visitas no site, que são as páginas “Home”, “Institucional”, “Blog” e por fim mas não menos importante a página “Contato”. Essas são geralmente as páginas carregam maior relevância dentro do site por serem receptoras e gerarem maior tráfego de conversões e visitas, mas para que haja total funcionamento de sua relevância, elas devem-se manter sempre otimizadas.

Você sabe o que é uma página “otimizada”?

Provavelmente, você já ouviu a palavra “otimizar” ligada a expressões como “otimização dos mecanismos de pesquisa (SEO)” nesse caso a realidade é bem mais ampla, a otimização que vamos falar aqui é sobre seu site e isso está totalmente ligado a experiencia do usuário.

Como otimizar cada página

Existem 2 perguntas simples a fazer sobre cada página e as particularidades de otimização delas dependerá das respostas a essas perguntas.

1. O que o usuário está procurando?

Lembre-se que nosso foco é o usuárioVocê precisa saber algumas coisas como, por exemplo:

a) De onde eles vieram? A ideia aqui é entender a origem do tráfego seja por uma pesquisa em navegadores ou por uma rede social.

b) Como foi a busca realizada nos mecanismos de pesquisa? (qual foi a consulta?)

c) O que eles precisam saber? Não é necessário por um conteúdo extenso. Quanto mais informações você colocar nas páginas principais, será menos provável que o usuário se lembre delas. Apresente menos informações e provavelmente eles se lembrarão e farão o que você pretende.

Dica profissional: Utilize elementos visuais como infográficos, imagens e demonstrações de uso para ajudar a compactar várias informações na mesma página. Para aproveitar melhor os seus elementos visuais, otimize as imagens. 

2.  Qual é meu objetivo para o usuário?

Você precisa fazer que o usuário faça alguma coisa no seu site. Nesse momento deve haver cuidado, um dos componentes fundamentais de uma página da Web é sua Call To Action (CTA), e muitos proprietários de site não percebem que cada página de um site deve conter pelo menos um evento desse. O CTA pode ser um botão, um banner ou até mesmo um pop-up que convide o usuário a fazer uma ação.

A ideia é que o usuário passe o maior tempo dentro de uma página. O marketing de conteúdo não é feito para o consumo do usuário, mas para o marketing do usuário.

A pergunta, portanto, é mais especificamente: o que quero que o usuário faça? Apenas o conhecimento não é suficiente.

Uma página otimizada para gerar envolvimento com o uso de uma CTA pode contar com o uso de Push. Os Push’s são balões nos quais fazem perguntas ou convites ao usuário, como por exemplo, “assine receber mais informações de conteúdo do site em sua caixa de e-mail”. Com isso é mais fácil conseguir informações dos usuários, funcionaria como uma troca de informações, você ofertaria o conteúdo e o usuário as informações dele, com essas informações é possível melhorar ainda mais o desempenho e a relevância do seu site aplicando o uso de personas, tom e até mesmo temas (assuntos relevantes para os usuários).

Dicas para otimizar cada página

Agora que você já entendeu a teoria de como “otimizar uma página” vamos ensinar da maneira prática.

1) Página Home

  • Use um título relevante e coloque as informações mais importantes no centro.
  • Crie fluxo. Deixe bem claro para onde o usuário deve ir e o que deve fazer em seguida.
  • Faça uma CTA atrativo de forma óbvia, para fácil entendimento. Uma página inicial pode dar margem a várias CTAs diferentes. Facilite a escolha para o usuário criando botões de CTA fáceis de clicar. É comum usuários utilizarem a página inicial como meio de descobrir onde quer ir no site. Por isso, o seu menu de navegação deverá ser muito claro.

2) Página Institucional

  • As informações mais relevantes e importantes devem ficar acima da dobra. O usuário está na sua página “Sobre” por algum motivo. Responda às perguntas dele sem que ele precise percorrê-la.
  • Inclua pelo menos uma CTA. Lembre-se: a maioria das pessoas não está apenas em busca de mais informações. Elas estão procurando um nível maior de envolvimento.

3) Blog

  • Organize as informações do seu blog de um jeito claro e verifique se elas atendem aos motivos de os usuários estarem em seu blog. A maioria dos usuários quer ler os artigos mais recentes, então apresente estes primeiro. Você também pode organizar categorias na página inicial do blog, como “mais recentes”, “mais populares” ou outras formas de categorização.
  • Inclua CTAs que facilitem para o usuário assinar o blog, baixar um recurso gratuitamente e assim por diante. Embora os usuários tenham vindo em busca de informações, você quer que eles se envolvam e fiquem conectados.
  • Inclua CTAs no design principal do seu blog para que elas apareçam em cada post do blog. Segundo métricas, a pesquisa orgânica leva a maioria dos visitantes de blog a artigos específicos e não à página inicial do blog. Para envolver esses usuários, insira CTAs nas barras laterais, no rodapé e em outros locais.

 4) Página de contato

  • Coloque as informações que eles estão procurando acima da primeira rolagem: endereço de e-mail, telefone, formulário de contato, mapa, endereço de correspondência etc. Dessas quatro páginas, a de contato é a que implica um nível mais detalhado de intenção do usuário.
  • Use CTAs que permitam ao usuário entrar em contato com você com facilidade (já que, teoricamente, esse foi o motivo para ele ter ido à sua página de contato). Faça uma CTA realmente óbvia e envolva o usuário retribuindo a sua intenção na hora com uma CTA como “Fale conosco agora” ou “Envie um e-mail agora”.

Na hora de otimizar seu site considere as páginas visitadas, descubra por que os usuários as visitam, dê a eles o que procuram e peça que eles tomem uma atitude em retribuição. Não importa quais forem suas páginas mais visitadas ou até mesmo a natureza de seu site, você poderá criar usuários ainda mais envolvidos.

A sua preocupação deve ser não apenas a distribuição das informações, mas a busca por uma resposta.

 

Informações baseadas em: Hubspot

Percisa de Ajuda com o Marketing Digital