Você já deve ter escutado que fazer Marketing nas redes sociais é essencial para favorecer seu negócio e conquistar melhores resultados para sua empresa.

E isso é uma verdade que não pode ser questionada. Deixar sua marca de fora dos canais digitais é um erro que pode custar caro. 

É por meio dessas plataformas que muitos usuários se comunicam com as empresas e consomem conteúdos que ajudam na decisão final de compra. Por isso, criamos um conteúdo que vai explicar o que é o Marketing nas redes sociais, como fazê-lo e quais são os principais aspectos de cada uma.

Você sabe o que é o Marketing nas redes sociais?

O Marketing nas redes sociais é uma estratégia que as empresas usam para objetivos variados: maior alcance de público, melhor engajamento, conquista de autoridade… Isso significa que apostar nas plataformas online possibilita colocar a sua empresa no dia a dia das pessoas, mas fazer isso exige planejamento.

Não basta apenas publicar uma foto em algumas redes sociais e esperar que isso mude a realidade do seu negócio.

Na verdade, você precisa se dedicar a outras atividades, como interagir com o público, produzir conteúdo relevante e monitorar os dados

Em qual rede social você deve investir?

Claro que isso vai depender dos seus objetivos e de quem é a sua persona, mas criamos um guia com os principais aspectos das redes sociais mais usadas pelos brasileiros para te ajudar a entender melhor cada plataforma.

  • Instagram

O Brasil é o segundo país do mundo com mais usuários nessa rede social, ficando atrás apenas dos EUA. 

As pessoas esperam que os conteúdos criados sejam mais leves, dinâmicos e com um visual único. Assim, você pode apostar em stories, lives, vídeos para o IGTV, reels e carrosséis.

O Marketing nessa rede social é muito importante para diversos negócios.

Calcula-se que 79% dos usuários acham que o Instagram pode aproximar pessoas e empresas, enquanto 52% já compraram algo que descobriram na plataforma.  

  • Facebook

Apesar do crescimento das outras redes sociais, o Facebook ainda ocupa a primeira colocação no mundo: mais de 2.5 bilhões de pessoas acessam essa plataforma todos os meses. 

Ele é considerado uma importante rede social para Marketing, pois fornece muitas ferramentas positivas para os negócios, como publicar posts em formatos variados, receber avaliações e criar eventos.

Por terem grande potencial para vendas, os grupos dessa rede social devem ser explorados. Outro ponto importante é que as publicações orgânicas devem ser combinadas com as pagas, pois essa plataforma limita o alcance dos posts orgânicos.

  • Linkedin

Essa rede social é voltada para o lado profissional das pessoas. Por isso, o Marketing deve ser feito para captar leads e clientes, especialmente no mercado B2B.

Os conteúdos criados podem ter formatos variados, sendo que o importante é que a sua empresa gere autoridade e crie gatilhos de prova social.

Para isso, explore conteúdos que mostrem o diferencial do seu negócio, divulgando cases de sucesso, depoimentos de clientes e dicas de carreira.

  • Twitter

Se o seu objetivo é engajamento e construção de marca, é importante que você marque presença nessa rede.

Por ser uma plataforma rápida e dinâmica, você deve focar os conteúdos em fatos recentes e polêmicas do dia a dia. 

Como muitas pessoas utilizam o Twitter para reclamações, você pode usar essa plataforma como canal inicial de atendimento. Depois, direcione seu público até o site.

  • TikTok

Como era de se esperar, essa é a rede social que mais cresceu no mundo em 2020.

As pessoas costumam ser jovens e acompanham de perto as tendências do momento. Por isso, você precisa entender a linguagem desse público para criar conteúdos direcionados a eles.

O que faz a cabeça dos usuários são vídeos rápidos com desafios que estão bombando na internet, uso de filtros variados e material carregado de humor.

O importante é apostar na criatividade para conquistar o público.

  • Youtube

Sabia que o YouTube é a plataforma mais acessada pelos brasileiros?

96% dos usuários de internet utilizam essa rede social. E seu público é bem variado: as pessoas têm idade entre 16 e 64 anos. 

Os conteúdos criados para o YouTube são audiovisuais, como vídeos institucionais, tutoriais, depoimentos de clientes, webinars e muito mais.

O Marketing nessa rede social é ideal para aumentar o engajamento entre sua empresa e as pessoas, criando uma conexão entre ambos.