O atendimento e monitoramento das redes sociais é algo fundamental para saber o que o seu público tem falado sobre a sua empresa nas plataformas de mídias e como você pode devolver um feedback rápido para eles. As empresas precisam entender como está a sua imagem diante do seu público. Para isso, é possível fazer esse acompanhamento para saber o que estão falando da sua marca e gerar soluções a partir dessas citações.

 

É importante ter o hábito de observar e acompanhar todas as interações, comentários e tudo que é falado sobre o negócio no Facebook, YouTube, Instagram e em outras mídias que você esteja presente. O monitoramento e atendimento tem grande importância na construção de uma proximidade entre a marca e seu público,  por ser algo mais direto. 

Ao mesmo tempo que isso representa uma responsabilidade maior, também está relacionado com a possibilidade de se fazer presente. Atualmente, é indispensável monitorar e entender como o seu público e persona se relacionam com os seus serviços e produtos.

Por meio das redes sociais, é possível detectar muitas coisas, desde a insatisfação até opiniões sobre o que a sua empresa coloca no mercado. Monitorar é um trabalho de feedback interno, mas também é uma forma eficiente de se mostrar disponível para resolver qualquer questão.

 

Nesse trabalho de acompanhar de perto o que é dito, uma das tarefas mais comuns é responder aos usuários, executando uma tarefa de atendimento muito comum.

Muitas empresas se valem do monitoramento para atender, e também para construir uma relação de proximidade maior.

 

Um exemplo disso é a Netflix. Com certeza, você já topou com vários prints de diálogos das contas oficiais da Netflix com usuários da plataforma. Em algumas ocasiões, essas pessoas estão bem-humoradas e, em outras, estão insatisfeitas com algo relacionado ao serviço.

Independentemente do cenário, uma coisa é certa: a Netflix nunca deixa de executar um trabalho muito eficaz de monitoramento de suas redes sociais.

 

É justamente isso que permite ter a resposta certa e em tempo hábil para o seu público. Indo além, a empresa adota um tom mais amigável e que, geralmente, funciona muito bem com a sua audiência.

O resultado? Cases de sucesso em que a Netflix fortalece ainda mais seu relacionamento e, em algumas ocasiões, transforma insatisfação em engajamento, graças à proximidade que consegue do cliente.

 

O monitoramento e o atendimento por meio das suas redes deve ser algo ininterrupto, uma vez que as interações e citações nas redes sociais também não param. Uma empresa capaz de fazer um trabalho em tempo real e constante é aquela que está sempre preservando o seu nome nas redes sociais. Isso possibilita estar sempre pronto para agir, em posição de destaque e transmitindo uma ótima imagem para o público.