Você sabia que o Instagram é uma das redes que mais crescem no mundo?

Atualmente o Instagram já ultrapassou a marca dos 50 milhões de usuários ativos só no Brasil. E por que não utilizá-la na aquisição de clientes para sua empresa?

De acordo com o Instagram, 80% dos usuários no mundo seguem um perfil comercial, dessa forma fica clara para qualquer empreendedor entender sua real relevância dentro de seu Plano de Marketing.

O Insta, além de ser uma ótima forma de adquirir clientes é uma ferramenta que favorece de forma expressiva o branding e alcance da marca na Web.

Confira nesse post os conceitos básicos da ferramenta e o que deve ser feito para sua marca se destacar no universo das redes sociais.

Reformulação de sites para clinicas e hospitais que se adaptam a dispositivos móveis, atualização e manutenção de conteúdo no site, blog e nas Redes Sociais. Entre em contato conosco e saiba sobre nossas soluções web!

Conhecendo os Conceitos Básicos

Feed de notícias

O Feed é o “mural” do seu perfil. É nele que as postagens ficarão fixadas de maneira permanente e disponíveis para visualização e interação. Nele é possível publicar fotos e vídeos, podendo gerar interações com a ato da curtida (like) ou até mesmo com comentários.

Hashtags

A hashtag se destaca em meio de todos os conceitos básicos do Instagram, podendo ser considerada um dos conceitos mais importantes devido sua função de segmentação. É com o uso da hashtag que sua publicação será agrupada junto a publicações que possuem o mesmo tipo de conteúdo, facilitando a busca e sua visualização para o público esperado, podendo ser uma das formas mais úteis para divulgar seu trabalho na rede social.

Dicas:

a) Use a opção para criar marcações exclusivas e direcionadas ao seu negócio.

b) Utilizá-la com o seu nome é uma ótima ideia, o tipo de trabalho que você oferece e termos voltados para chamar a atenção de um público específico.

c) Procurar palavras-chaves com alto volume de busca para aumentar as suas chances de aparecer, apesar da concorrência ser maior.

Stories

Diferente do feed, essa função permite a publicação de vídeos e fotos que fiquem visíveis por até 24 horas. Utilize esse recurso para postar novidades e despertar a curiosidade do seu público, incentivando-o a acessar seu perfil diariamente em busca de atualizações.

Dica: Nesse recurso é permitido aplicar filtros, escrever frases, fazer o uso das hashtags, inserir gifs e ainda marcar localizações. Fazer a inserção desses itens gera um aumento expressivo na relevância da publicação.

IGTV

O IGTV é uma nova plataforma do Instagram voltada exclusivamente para vídeos. Conhecida como a “Instagram TV ” o IGTV tem recursos diferentes para contas verificadas e contas comuns da rede social. O foco dessa novidade são os usuários que já usam o Instagram como uma plataforma de criação de conteúdo, um caminho aberto para empresas aumentar seu engajamento com o público através de vídeo.

Dica: Faça a publicação dos vídeos para a IGTV na vertical e de longa duração para ser mais aceito pelos telespectadores. 

Reformulação de sites para clinicas e hospitais que se adaptam a dispositivos móveis, atualização e manutenção de conteúdo no site, blog e nas Redes Sociais. Entre em contato conosco e saiba sobre nossas soluções web!

Como usar o Instagram para Atrair Clientes

Agora que você já sabe os conceitos básicos da rede social está na hora de dar um ar profissional para seu perfil, para assim, gerar os resultados esperados. Veja abaixo qual os passos para tornar o perfil da sua empresa mais atraente e completo no Instagram.

Crie um bom perfil e uma boa biografia

Antes de tudo, é válido falar que o perfil da sua empresa deve estar configurado como “Comercial” para facilitar a compreensão dos usuários, mostrando que  aquele perfil pertence a uma empresa/instituição que trabalha e oferece os demais serviços ou produtos.

Após configurar seu perfil para “Comercial” chegamos na etapa de criar uma biografia. A primeira coisa que os usuários vêm ao entrar em seu site é a biografia, por isso mantê-la uma otimização frequente é de extrema importância. Invista nessa parte e vá além de colocar informações diretas e secas sobre o seu trabalho: faça o público se interessar por você, seja um destaque em meio a tantas outras pessoas.

Dica:

a) O Instagram também permite que seja inserido um link na bio. Por isso, aproveite para apresentar seu site ou blog (de preferência um responsável, já que a maioria dos usuários acessam a rede pelo mobile). Isso facilita bastante que as pessoas conheçam o que você faz e que os clientes em potencial se sintam instigados a iniciar o contato para uma possível negociação.

Tenha metas bem definidas

Depois de passar pelo básico, que consiste em conhecer melhor a ferramenta e criar o perfil, é o momento de elaborar metas para o uso da rede social. Por que você está ali?

Entre os principais motivos, podemos citar:

  • promover o seu trabalho e a sua marca;
  • aumentar o volume de vendas;
  • aumentar o tráfego de visitantes no seu site ou blog.

Assim que você traça as metas, fica bem mais fácil saber quais estratégias precisa adotar ao definir os temas das publicações. Isso é importante, pois, quanto mais fiel você se mantiver as metas, maiores serão as chances de sucesso.

Escolha o que postar

Se a meta é atrair mais visitantes para o site, uma boa estratégia é colocar parte do material no Instagram e direcionar as pessoas para conhecer o restante a página do seu site ou blog. Se o público se sentir atraído e instigado, certamente vai clicar no link e acessar o seu material.

Por outro lado, se o objetivo é aumentar as vendas, o tipo de conteúdo publicado deve estar mais voltado para a apresentação do seu trabalho, novidades e ofertas que atraiam o interesse dos seus clientes em potencial.

Crie um calendário para as publicações

Possuir um calendário para publicações ajudará seu público manter-se engajado com a marca. Porém o calendário deve ser realizado de forma severa, sem atrasos, pois esse ato pode prejudicar a lembrança da marca para o público.

Dicas:

a) Procure montar o calendário voltado para horários com mais acessos de usuários, pois geram maior engajamento e alcance de público.

b) Utilize as estatísticas, métricas ofertadas para os perfis comerciais. É possível usá-las para acompanhar o rendimento, precisão e alcance das publicações realizadas a fim de monitorar os demais  desempenhos das publicações.

Reformulação de sites para clinicas e hospitais que se adaptam a dispositivos móveis, atualização e manutenção de conteúdo no site, blog e nas Redes Sociais. Entre em contato conosco e saiba sobre nossas soluções web!

Vinculação com o Facebook e novas oportunidades

Ao transformar a conta em comercial e vinculá-la ao perfil do Facebook, o Instagram oferece diversas possibilidades, desde a marcação de produtos da loja do Facebook em suas publicações do Instagram, até mesmo, a inclusão do botão “Saiba mais” nos anúncios pagos. Nesse caso, o seu cliente em potencial pode ser direcionado para o seu site ou blog, formando um maior conhecimento do serviços prestados pela a marca.

Criação de anúncios

A criação de anúncios é uma forma de aparecer no feed de pessoas que não seguem o seu perfil, mas que têm potencial para se tornar clientes. Mas para isso, é preciso cadastrar uma forma de pagamento na rede social, seja cartão de crédito, boleto ou PayPal.

Dica:

a) Antes de investir nesse recurso, certifique-se de que conhece bem o seu público, em caso de dúvidas conte com uma agência especializada para realizar a segmentação do seu público-alvo de forma precisa. Só assim você consegue configurar os anúncios de forma que eles apareçam para as pessoas certas.

Como vimos nesse post, o Instagram é um forte aliado para os empreendedores e para as marcas, seja para atrair clientes ou aumentar seu alcance na Web. Possuindo um bom planejamento o uso dessa ferramenta torna se de grande auxílio.

Base de informações: Comunidade RockContent