O tom de voz de uma marca é a personalidade e o estilo de comunicação da marca. Ele é usado em todos os elementos da comunicação, incluindo publicidade, site, redes sociais e outras plataformas de mídia, podendo ser divertido, sério, confiável, otimista ou outro tipo de tom, dependendo da personalidade da marca e do público-alvo. É importante ter um tom de voz coerente em todas as plataformas de mídia para ajudar a construir a confiança e a identidade da marca.

Qual a importância de ter um tom de voz?

Essa é uma parte importante da sua identidade e pode ajudar a construir a confiança e a lealdade dos seus clientes. Alguns dos principais benefícios de ter um tom forte e consistente incluem:

  • Ajuda a criar um senso de personalidade e diferenciação: ideal para destacar a sua marca entre a concorrência e criar uma conexão emocional com os clientes.
  • Fortalece a confiança dos clientes: um tom consistente pode ajudar a construir a confiança dos clientes na sua marca e nos seus produtos ou serviços.
  • Facilita a comunicação: é uma forma de simplificar a comunicação da sua marca e torná-la mais fácil de entender para os seus clientes.
  • Aumenta a lealdade dos clientes: conectar-se emocionalmente com os clientes pode ajudar a fidelizá-los e aumentar a lealdade da marca.

Passos para ajudar na estruturação do tom de voz da sua marca

Como já dissemos anteriormente, o tom de voz da sua marca é um elemento fundamental para transmitir a personalidade da sua empresa e permitir que você se conecte com o seu público-alvo. Portanto, a seguir, listamos 5 passos para ajudá-lo a estruturar o tom da sua marca. Que tal dar uma olhada?

  • Defina o público-alvo da sua marca

Antes de começar a pensar no tom de voz da sua marca, é importante que você tenha claro para quem se destina. Isso vai ajudá-lo a escolher o tom mais adequado para se conectar com o seu público-alvo.

  • Estude a concorrência

Analise como a concorrência está se comunicando com o seu público-alvo. Isso vai ajudá-lo a identificar o que funciona e o que não funciona na sua indústria e a se diferenciar da concorrência.

  • Defina a personalidade da sua marca

O tom da sua marca deve refletir a personalidade da sua empresa. Pense em adjetivos que descrevam a sua marca e use-os como guia para definir o tom de voz. Por exemplo, se a sua marca for divertida e descontraída, você pode se comunicar de forma mais informal e leve.

  • Crie uma lista de palavras-chave

Faça uma lista de palavras-chave que você quer que a sua marca seja associada. Por exemplo, se a sua marca for séria e profissional, as palavras-chave podem incluir “confiável”, “competente” e “profissional”. Use essas palavras como guia para escolher o tom de voz certo.

  • Aplique o tom de voz em todas as comunicações

Depois de definir o tom de voz da sua marca, é importante que você o aplique em todas as comunicações da sua empresa, incluindo redes sociais, e-mails, site e todos os outros materiais de marketing. Isso ajudará a manter a consistência e a criar uma imagem coesa da sua marca.

Lembre-se de que o tom de voz da sua marca é um elemento vivo e deve ser revisto e ajustado periodicamente para se adaptar às necessidades e expectativas do seu público-alvo. Quer saber mais? Converse com a nossa equipe de especialistas!