Muitas empresas que contam com uma equipe de vendas ativa apostam em um tipo de ferramenta capaz de reunir e integrar dados valiosos de clientes e prospects: o famoso CRM. Essa sigla é usada para abreviar o termo Customer Relationship Management (Gestão de Relacionamento com o Cliente), que nada mais é do que um conjunto de práticas e tecnologias que ajudam a aprimorar o relacionamento com o cliente

De uma forma simples, podemos dizer que o CRM é um sistema de vendas que permite registrar todas as tratativas que um cliente tem com o vendedor de uma empresa. Dessa maneira, ele ajuda na organização de dados, na geração de relatórios, na criação de um histórico e na adoção de estratégias mais assertivas.

Não é à toa que o CRM está no topo das ferramentas mais importantes de uma empresa, até porque ele permite a realização de diversas atividades em um único lugar. Para se ter uma ideia, uma pesquisa recente da Innopple Technologies mostrou que as empresas que adotam um CRM apresentam um aumento de 65% nas suas vendas. Sabe por quê?

Como o time comercial consegue manter todas as informações de um prospect em um mesmo ambiente, é possível dedicar o tempo dos vendedores em ações mais diretivas, o que resulta em vendas mais inteligentes e rápidas.

Afinal, quais as principais vantagens de um CRM?

Se quisermos explicar de forma bem resumida o que um CRM faz, podemos dizer que ele armazena os dados de clientes atuais e de prospects, suas principais atividades desde que entraram no radar da empresa e os pontos de contato com a equipe comercial. Mas é claro que não é só isso!

Uma boa ferramenta de CRM permite que o time de vendas:

  • Capture de forma inteligente os e-mails dos clientes;
  • Simplifique tarefas repetitivas para que o acompanhamento de leads seja mais eficiente;
  • Personalize o processo de vendas e melhore o foco no cliente;
  • Entenda os principais motivos para a perda de oportunidades;
  • Organize e controle o processo comercial.

E como o CRM ajuda a otimizar as vendas de uma empresa?

Por ser uma ferramenta cujo principal objetivo é automatizar tarefas, o CRM é essencial para que seus colaboradores consigam dispensar aqueles processos obsoletos e o temido esforço manual, permitindo que o seu negócio cresça de forma muito mais eficiente e em um ritmo acelerado.

Basicamente, em vez de utilizar diversos post-its para lembrar de atividades rotineiras, os funcionários podem contar com uma ferramenta que automatiza as tarefas e simplifica o processo de vendas. Com isso, o resultado é nítido: melhor relacionamento com o cliente e aumento nas taxas de conversão. 

Para saber mais sobre os benefícios do CRM e de que forma essa ferramenta pode beneficiar sua empresa, entre em contato com a nossa equipe de especialistas