O e-mail Marketing não morreu? Ele ainda é uma estratégia eficaz de engajamento ou divulgação? Esses são alguns dos questionamentos que pairam na mente de dezenas de pessoas, afinal, essa ferramenta é considerada por muitos como uma forma de comunicação invasiva.

Mas a verdade não é bem assim… Com todos os avanços tecnológicos e com as atualizações em relação à LGPD, o e-mail Marketing precisa respeitar uma série de diretrizes para ser enviado, justamente para não ser algo invasivo. No fim, a pessoa só vai receber uma mensagem por esse canal se concordar com isso, sendo que as empresas podem ser penalizadas se utilizarem os dados sem um consentimento prévio.

Portanto, o e-mail ainda é parte essencial de uma estratégia de Marketing, ajudando a construir um bom relacionamento com os leads, contribuindo com as taxas de conversão de uma campanha e atuando como uma alternativa de grande alcance para a divulgação de um produto, serviço ou promoção. É por essas e outras que podemos dizer com a consciência tranquila que o e-mail Marketing não morreu!

3 informações que provam que o e-mail Marketing não morreu

Se tem uma coisa que ninguém pode negar é que o e-mail é um canal de comunicação bastante democrático. Para se ter uma ideia, uma pesquisa realizada pela Pew Research revelou que há alguns anos, 92% do público adulto online tinha um e-mail. Isso significa que essa ferramenta figura entre uma das mais acessadas e utilizadas pelas pessoas, sendo peça-chave em estratégias de Marketing Digital.

E não é só isso! Existem outras estatísticas que comprovam que o e-mail Marketing não morreu!

  • Uma pesquisa realizada em 2021 pela FBITS eCommerce One Stop Shop (especialista em soluções para o comércio eletrônico), indica que 61% das empresas obtêm até 20% do seu faturamento através do e-mail Marketing.
  • Segundo um levantamento feito pelo Serasa Experian, de 1.000 empresas avaliadas, 90% dizem investir em ações de e-mail Marketing. E tem mais: de acordo com o Serasa, esse canal é o que apresenta a melhor taxa de conversão em vendas para os sites de e-commerce no Brasil, representando 2,53% (mais que buscas orgânicas, pagas e redes sociais).
  • Conforme analisou o Content Marketing Institute (2020), 31% dos profissionais de marketing B2B afirmam que os boletins informativos por e-mail são a melhor maneira de cultivar leads, enquanto 87% desses profissionais consideram que o e-mail é um de seus principais canais de distribuição orgânica gratuita.

Quer conhecer mais sobre essa estratégia e de que forma ela pode ajudar a sua empresa? Fale com os nossos especialistas!