O que você precisa saber antes de fazer um anúncio no Google?

Se você está inserido no universo do Marketing Digital, mesmo que ainda de forma iniciante, já deve ter ouvido falar no famoso Google Ads. De uma forma simples, essa ferramenta é a maior aliada de quem quer fazer um anúncio no Google. Mas é claro que ela não faz milagres, ou seja, é preciso saber alguns pontos antes de começar a sua campanha.

E foi pensando nisso que nós criamos um material que vai servir como uma espécie de tutorial para quem precisa começar a se habituar com o Google Ads. E atenção ao Spoiler: depois de conhecer os pontos listados, você vai se sentir bem mais seguro para fazer o seu primeiro anúncio no Google!

O anúncio no Google pode ser feito em diferentes formatos

Não é segredo para ninguém que o Google é uma ferramenta super completa, o que automaticamente reflete na quantidade de opções de anúncios que pode ser feita. De acordo com o próprio suporte do Google, existem 8 tipos de campanhas disponíveis, sendo que a ideal para você vai depender dos seus objetivos. 

As campanhas mais comuns são:

  • Rede de pesquisa: são aqueles anúncios em formato de texto que aparecem nos resultados das pesquisas, permitindo alcançar pessoas enquanto elas pesquisam no Google. Esse formato é ideal para aumentar as vendas, os leads ou o tráfego do seu site.
  • Rede de display: o funcionamento dessa campanha consiste na criação de anúncios chamativos que são exibidos em sites, apps e propriedades do Google. Essa é uma alternativa eficaz para aumentar o alcance do seu conteúdo e manter a sua empresa visível com um público-alvo que vai além da pesquisa do Google.
  • Vídeos no Youtube: sabe quando você está assistindo a um vídeo no Youtube e aparece uma publicidade? Ela é decorrente do anúncio feito em forma de vídeo, que exibe o seu produto ou serviço para um grande número de pessoas. 
  • Anúncios em app: conforme o próprio Google explica, ‘esse tipo de campanha usa informações do aplicativo para otimizar automaticamente os anúncios na Pesquisa, no Google Play, no YouTube, no Discover e em mais de três milhões de sites e aplicativos’. Com isso, esse formato ajuda a encontrar novos usuários e aumentar as vendas no seu aplicativo.
  • Google Shopping: é a opção mais indicada para os varejistas, uma vez que permite exibir nos resultados da pesquisa e na guia “Shopping” do Google uma série de produtos que fazem parte do estoque da empresa. 

E quanto custa fazer um anúncio no Google?

Essa é aquela famosa pergunta de milhões! Mas nós não podemos ajudar com uma resposta certeira, porque o orçamento vai depender de uma infinidade de fatores, como localidade e palavra-chave utilizada. 

Mas se tem uma coisa que podemos afirmar é que o Google Ads é bastante democrático com o valor dos anúncios, ou seja, ele funciona com praticamente qualquer orçamento. Dessa forma, não há um requisito mínimo de gasto nem de duração de contrato, permitindo que você interrompa a exibição dos anúncios quando quiser. 

Como começar o seu anúncio?

Agora que você já conhece os principais formatos de campanhas e entende que o seu orçamento pode variar, chegou o momento de saber como dar os primeiros passos em busca do seu anúncio no Google!

A primeira etapa é entender o que você pretende alcançar com o anúncio: maior taxa de conversão? Tráfego no site? Reconhecimento de marca? A partir disso é que você escolhe o melhor formato para a sua campanha. Depois, é essencial conhecer a sua persona e determinar o melhor local para veicular o seu anúncio, ou seja, estipular em qual área geográfica o seu público-alvo está mais concentrado.

O próximo passo é criar uma mensagem para compor o seu anúncio, sendo algo interessante e relevante ao mesmo tempo. Outro ponto importante é definir o seu orçamento e encontrar palavras-chaves que não vão extrapolar o seu limite financeiro.

Depois de determinar todos esses quesitos, a hora mais esperada chegou: colocar o seu anúncio no ar! Claro que esse é um passo a passo simples, mas que permite trazer mais segurança a quem está começando nesse universo de tráfego pago. Esperamos ter ajudado! 

Mas se você quer mais tranquilidade e ter a certeza de um retorno muito mais assertivo, conte com o nosso time de especialistas! Estamos prontos para transformar o seu negócio em um verdadeiro sucesso! 

Posts relacionados

Pular para o conteúdo