Não é de hoje que o Google vem anunciando uma nova atualização em uma das ferramentas mais utilizadas pelos profissionais de Marketing e Desenvolvimento. Em 2020, a companhia lançou o Google Analytics 4, uma versão com interface repaginada e novas funcionalidades.

E não é só isso! Outra notícia que está causando alvoroço entre os profissionais é o fato de que a partir de julho de 2023 o Google Analytics Universal não estará mais rodando. Portanto, se você ainda não está por dentro do que essas mudanças significam, chegou a hora de se atualizar e entender como se preparar para o Google Analytics 4.

Qual a finalidade do Google Analytics 4?

Como você já deve saber, o Google Analytics Universal é uma ferramenta muito focada em analisar o desempenho de sites através de pages views. Contudo, a nova versão foi desenvolvida para englobar outros canais, ou seja, o Google Analytics 4 é indicado para três frentes: sites, aplicativos e sites + aplicativos.

A partir disso, a forma de coletar os dados também precisou mudar. Agora, o Google Analytics 4 faz a coleta com base em eventos, que são todas as interações que o usuário executa na plataforma que está acessando, como descer a barra de rolagem na página, clicar em algum item do menu ou realizar uma pesquisa.

Descubra quais são as métricas exclusivas do Google Analytics 4

O novo Analytics vai muito além de proporcionar a coleta de dados em plataformas diferentes, pois ele ainda oferece algumas métricas exclusivas! Isso significa que você consegue analisar dados que podem ajudar no melhor entendimento do tráfego do seu site. Mas que métricas são essas?

  • Tempo médio de engajamento

Sua funcionalidade é mensurar o tempo que o site ou o aplicativo ficou aberto em primeiro plano no navegador.

  • Taxa de engajamento

Representa a porcentagem de sessões que interagiram, sendo que o padrão é considerar aquelas que ficaram mais de 10 segundos com o aplicativo ou o site aberto em primeiro plano. 

  • Sessões engajadas por usuário

De uma forma bem simples, podemos dizer que é a média de sessões que um usuário engaja. 

  • Sessões engajadas

São aqueles usuários que, de fato, estão com o aplicativo ou o site aberto e usando a ferramenta, ou seja, as abas abertas sem qualquer tipo de atividade não são contabilizadas. Lembrando que uma sessão só é considerada engajada quando o usuário fica mais do que 10 segundos com a aba aberta. 

Conheça os limites da nova versão do Analytics

Apesar de todas as novidades que o Google Analytics 4 está trazendo aos usuários, a verdade é que a ferramenta apresenta algumas limitações que precisam ser ressaltadas. Cada conta de Gmail, por exemplo, pode criar e ser administrador de no máximo mil contas de Google Analytics.

Outro ponto de atenção diz respeito às propriedades, ou seja, cada conta do Google Analytics pode ter até 100 propriedades. E a questão mais importante talvez esteja relacionada à retenção de dados, já que o Google Analytics 4 é dividido em relatórios padrões e esses possuem um limite de 14 meses. 

Ficou com alguma dúvida sobre as mudanças trazidas pelo Google Analytics 4? Entre em contato com a nossa equipe e fique por dentro de todos os detalhes!