O storytelling é um importante recurso de comunicação, capaz de permitir ao interlocutor a criação de histórias envolventes e que transmitam uma mensagem que seja de interesse do público-alvo. 

E para que todo esse processo seja feito de forma assertiva, é preciso recorrer a técnicas de roteiro que ofereçam às pessoas uma experiência de emoção e conexão. Isso significa que quem está contando a história pode apostar em elementos específicos como personagens, ambientações e recursos áudio visuais.

E se nesse momento você está se perguntando o motivo do storytelling ser tão importante para sua empresa, prepare-se: nós já vamos te contar!

3 motivos para sua empresa investir no storytelling

Narrar a história da sua empresa e saber contar o porquê seus serviços e produtos são capazes de transformar a vida do seu público são formas honesta de gerar conexões e aumentar o reconhecimento da sua marca. 

Mas não é só isso que o storytelling se propõe a fazer! Na verdade, uma narrativa bem construída é capaz de proporcionar muitos benefícios a uma empresa. Que tal conhecer alguns deles?

  • Fazer a marca ser lembrada

Dominar as técnicas do storytelling é um dos passos mais importantes para conseguir se fixar na cabeça das pessoas, afinal, todo mundo (ou quase todo mundo) costuma ter mais facilidade em se lembrar de algo que está relacionado a uma boa história. E ser lembrado pelo público é a porta de entrada para aumentar as conversões e as vendas.  

  • Fidelizar o público

Se você tiver muito bem definido quem é a sua persona, o storytelling vai trabalhar como um grande aliado para sua empresa! Pense bem: conhecer os interesses e o comportamento da sua audiência permite que você use os recursos certos e faça sua história ser conhecida por quem se identifica com o que você está contando. Ou seja, mandar a mensagem certa para a pessoa certa é uma ótima fórmula para a fidelização. 

  • Entregar conteúdo de valor

Você tem ideia da quantidade de conteúdo que é produzido todos os dias no mundo? É um número astronômico, o que significa que é humanamente impossível acompanhar tudo aquilo que é compartilhado nas redes. E é nesse momento que o storytelling entra em ação: ao narrar uma história de forma envolvente e com informações do interesse do seu público, sua empresa entra naquela seleta lista de preferências das pessoas, aumentando taxas de engajamento, conversões, alcance…

Como sua empresa pode usar a estratégia de storytelling?

Se tem uma coisa que ninguém pode negar é que o ser humano se conecta com histórias. Então, por que não aproveitar isso a favor da sua empresa? Comece contando a história da sua marca, explicando os motivos que fizeram ela ser criada, quais os valores que são cultivados internamente… Tudo isso ajuda a criar uma conexão com quem está conhecendo a sua empresa.

Mas lembre-se: apesar de ter um conceito relativamente simples, o storytelling precisa de recursos muito bem definidos para ser bem feito. Quer um exemplo? 

Para conquistar as pessoas, uma empresa precisa mostrar porque é capaz de transformar vidas. Mas é necessário ir além de falar sobre simples funcionalidades de um serviço ou produto: é essencial explicar os impactos que sua marca causa e as soluções que ela proporciona.

Ficou curioso para saber mais sobre o storytelling e os benefícios que ele pode trazer para a sua empresa? Entre em contato conosco! Temos um time de especialistas pronto para ajudá-lo da melhor maneira!