O redesign de marca é um processo que consiste em fazer uma transformação da identidade visual de uma empresa, com objetivos variados, que vão desde modernizar a marca até conseguir se aproximar do público-alvo ou se adaptar a uma nova cultura.

De uma forma resumida, podemos dizer que o redesign de marca pode ser uma alternativa para que a empresa seja representada de forma alinhada aos seus valores e conceitos.

Mas será que existe uma hora certa de fazer o redesign de marca? Nós listamos algumas situações que podem ser propícias para o desenvolvimento dessa estratégia!

Quando é o momento de fazer o redesign de marca da sua empresa?

Ter uma imagem desgastada ou ultrapassada, que não condiz mais com aquilo que a empresa acredita, pode ser bastante prejudicial para o seu negócio. Portanto, é essencial saber qual é a hora certa de investir em um redesign de marca. Que tal saber mais?

Mudança do público-alvo

Como diz aquela velha ideia, nada é para sempre. Nem mesmo o seu público-alvo e, por isso mesmo, às vezes é preciso reformular a sua marca para que ela possa criar um vínculo com a sua nova persona. Nesse caso, lembre-se: também é preciso rever a sua comunicação, ok?

Novo posicionamento no mercado

Diversos motivos podem exigir um reposicionamento no mercado: concorrência, panorama econômico, novas tecnologias… Nesse caso, o redesign de marca é um grande aliado para que a sua empresa consiga acompanhar as mudanças vivenciadas.

Identidade visual ultrapassada

De tempos em tempos, muitas empresas passam por uma reformulação de identidade, principalmente porque os recursos utilizados no design se tornam antigos. Quer um exemplo?

Nos últimos meses, diversas marcas, como Ponto Frio, Nubank e Globo, deixaram suas logomarcas mais ‘clean’, com traços simples e minimalistas. Isso aconteceu para acompanhar a tendência do momento.

Como fazer um redesign de marca?

Para deixar esse processo mais assertivo, é importante se atentar a alguns detalhes. Por exemplo:

  • Faça alterações significativas, mas opte por manter algumas características da sua marca, como cores e símbolos.
  • Observe as principais tendências e analise se faz sentido para a sua empresa, ou seja, evite fazer uma mudança só porque outras marcas estão aderindo aos novos recursos.
  • Comunique ao seu público que a empresa está passando por um processo de mudança, pois isso faz com que as pessoas não fiquem confusas.

Quer saber mais sobre redesign de marca? A Docpix tem um time de profissionais especialistas no assunto. Vamos conversar?