As ferramentas de automação de Marketing permitem otimizar as ações e os processos de uma empresa, tornando os fluxos internos mais eficazes e assertivos. Em outras palavras, a automação reduz os trabalhos manuais e ajuda na construção de estratégias de Marketing mais produtivas.

Apesar dos benefícios de investir em ferramentas de automação de Marketing, muitas empresas ainda não compreendem todas as vantagens de adotar esse tipo de recurso. 

E foi pensando nisso que nós criamos um material com diversas informações sobre o processo de automação e os principais motivos para incorporá-lo à sua empresa. Confira!

O que são as ferramentas de automação de Marketing?

Você acha que faz sentido estar vivendo uma revolução digital e ter acesso a diversos recursos que possibilitam inovar os processos da sua empresa, mas continuar fazendo o seu Marketing de forma conservadora?

Se você respondeu que não, as ferramentas de automação de Marketing são ideais para a sua realidade. E nós já vamos explicar o por quê!

A automação trabalha com base em um software que permite otimizar processos, melhorando o relacionamento com a sua base de leads e viabilizando o crescimento do seu negócio de forma escalável. De forma simples, esse processo facilita o dia a dia das suas equipes.

Mas, afinal, o que as ferramentas de automação de Marketing são capazes de fazer? Descubra suas principais funcionalidades:

  • Fluxos de automação

Essa é uma das funções mais importantes para as empresas, pois permite conduzir o lead de um ponto a outro, de acordo com a estratégia adotada. A ideia da criação dos fluxos é simples: estreitar o relacionamento com o consumidor, favorecendo a jornada de compra.

  • Atribuição de leads

Outra automação essencial para otimizar os processos internos é atribuir status aos seus leads, ou seja, indicar em qual estágio da jornada o consumidor está. Dessa forma, você consegue mostrar se a pessoa se enquadra como ‘qualificado’, ‘oportunidade’ ou ‘cliente’, por exemplo, ajudando a personalizar a comunicação. 

  • Email Marketing

Esse é um recurso considerado fundamental em um processo de automação de Marketing, permitindo o envio automático de emails dentro de um fluxo, além de oferecer a oportunidade de envios segmentados e de campanhas.  

  • Segmentação de base

Essa ferramenta disponível nos softwares de automação é ideal para garantir que os seus conteúdos disparados por email cheguem para aquelas pessoas que realmente tenham interesse em recebê-los. Isso permite que a sua ação seja mais assertiva e com maiores chances de resultados satisfatórios.

  • Integração com o CRM

Essa funcionalidade é importante para qualificar a entrega dos leads gerados pelo Marketing para a equipe de vendas. A integração proporciona uma passagem automática, com a manutenção de todos os dados e o histórico do lead até o momento. O resultado disso é mais informações para que o vendedor elabore sua abordagem de maneira eficiente!

  • Relatórios

E é claro que não poderíamos deixar de citar a criação de relatórios sobre o funil de vendas. Com essa função, é possível analisar quais ações estão sendo eficazes e identificar gargalos que precisam ser melhorados para sua empresa ter melhores resultados. 

Essas são só algumas das funcionalidades encontradas em uma ferramenta de automação de Marketing, mas a verdade é que a maioria dos softwares que desempenham essa estratégia apresentam outras funções importantes.

5 benefícios de investir em ferramentas de automação de Marketing

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o que uma ferramenta de automação é capaz de proporcionar à rotina da sua empresa, que tal descobrir 5 benefícios de investir nessa alternativa?

1. Aumento do ticket médio

Como você teve a chance de criar fluxos, segmentar a sua base e conhecer os seus leads de forma eficiente, o seu cliente estará mais maduro durante a jornada de compra. Com isso, é possível aumentar o ticket médio, ou seja, aumentar a média de compra do lead. 

2. Menos chances de falhas

Os processos realizados pela ferramenta de automação são executados por máquinas, o que representa menos chances de falhas. Quer um exemplo? Uma pessoa pode facilmente se esquecer de disparar um email, mas a ferramenta não vai deixar de executar essa demanda.

3. Redução do CAC

O custo de aquisição de clientes (CAC) indica quanto dinheiro você precisa investir para conquistar cada lead da sua empresa. Com a automação de Marketing esse custo tende a ser menor, já que a empresa utiliza o mesmo processo para diversos consumidores.

4. Eficiência no funil de vendas

Com a automação, todos os processos da empresa passam pelo software, registrando os dados decorrentes de cada ação. Isso significa poder de mensuração e monitoramento, ajudando a identificar os pontos de gargalo da estratégia e otimizando o funil para melhorar os resultados.

5. Mais satisfação do cliente

A estratégia que considera a utilização de ferramentas de automação de Marketing tende a agradar aos clientes, uma vez que torna os processos mais assertivos e incentiva fluxos de pós-venda bem executados. 

Como a Docpix pode ajudar a sua empresa?

Nossa equipe conta com especialistas capacitados para realizar Gestão e Estratégia em RD Station, um dos principais softwares do mercado em automação de Marketing.

Isso significa que estamos preparados para transformar os seus processos, gerar mais engajamento, aumentar o interesse no seu negócio e favorecer a produtividade da sua empresa. Vamos bater um papo?