O armazenamento de dados é um recurso essencial para as empresas, independentemente do nicho de atuação. 

Com esse tipo de ação é possível otimizar as operações, tornar os processos mais seguros, gerar insights que favorecem novas estratégias, facilitar acessos, melhorar a gestão e muito mais!

Ficou curioso para saber mais sobre o assunto e conhecer os principais tipos de armazenamento? Leia esse artigo até o fim e aproveite!

Benefícios do armazenamento de dados

Como o próprio nome já diz, esse recurso nada mais é do que guardar informações de forma que seja possível haver um acesso futuro. Outro termo que remete a mesma ação é o data storage.

Mas além de facilitar a organização dos dados, quais os benefícios de utilizar o recurso de armazenamento?

  1. Facilidade de adoção: os sistemas de armazenamento de dados, de um modo geral, são fáceis de serem usados. Em empresas que contam com departamento de TI estruturado, a função de definir quais serão os dados a serem armazenados, assim como qual tipo será mais viável, fica por conta desses profissionais. Em organizações menores, o ideal é contratar uma empresa que preste esse serviço.
  2. Centralização de dados: com a adoção de um sistema para armazenar dados, todas as informações da empresa ficam reunidas em um mesmo local, facilitando o acesso e a organização. Isso por evitar muita dor de cabeça no futuro.
  3. Custo reduzido: de forma geral, a implementação de um sistema de armazenamento de dados não demanda muito investimento por parte do empreendedor. 
  4. Segurança: implementar um sistema que permite armazenar dados variados é uma forma de manter as informações da sua empresa em um mesmo local, adotando protocolos de segurança. Isso evita uma série de problemas que podem ocorrer quando não existe um armazenamento confiável.

Principais tipos de armazenamento de dados

Você sabia que existem diversos sistemas de armazenamento de dados? Cada um deles é mais indicado para determinadas necessidades. Conheça os principais tipos!

Servidores

De uma forma simples, o servidor pode ser descrito como um computador com alta capacidade de armazenamento e processamento. Sua principal função é guardar e gerenciar a distribuição de vários tipos e formatos de arquivos, como imagens, documentos de textos e planilhas, entre outros recursos operacionais.

Dispositivo Storage

Aposto que você já ouviu falar em HD, SSD, DVD ou pendrive, certo? Eles são bons exemplos de dispositivos Storage, ou seja, são hardwares capazes de armazenar dados. Essas opções são mais comuns em empresas de pequeno porte, sendo indicados tanto para aumentar o volume de dados que pode ser guardado, quanto para o transporte de informações.

Armazenamento de dados em nuvem

Essa é a tecnologia mais indicada para quem busca por mais agilidade e mobilidade. Isso porque o armazenamento em nuvem não exige uma estrutura física própria, uma vez que os dados são guardados em um data center com diversos servidores e dispositivos de storage.

Está pensando em contratar um serviço de armazenamento de dados para sua empresa? Fale com os nossos especialistas!