Desenvolver um site ou criar uma estratégia de Marketing são tarefas que exigem muita dedicação. Até aí, nenhuma novidade. Mas quem seria o parceiro ideal para esses tipos de projetos: agência ou freelancer?

Cada um traz uma série de vantagens e desvantagens. Portanto, sempre vai depender do seu objetivo final e do quanto está disposto a investir para que ele seja alcançado.

Isso porque o trabalho de um freelancer costuma ser bem mais barato do que contratar uma agência. Mas uma empresa oferece uma estrutura mais completa. 

Pensando nisso, listamos as principais características de cada contratação para você decidir se o melhor para o seu negócio é apostar em uma agência ou freelancer.

Agência ou freelancer: qual é mais qualificado?

A verdade é que ambos podem prestar ótimos serviços. Ou seja, o correto não é se questionar qual seria mais qualificado, e sim qual se encaixa melhor nas suas necessidades.

Isso significa que, antes de se decidir, você precisa considerar alguns aspectos que podem fazer diferença no resultado final do projeto e na sua satisfação.

Por isso, você deve ter em mente esses três pontos:

  • Quem tem a capacidade de atender às exigências das suas demandas: agência ou freelancer?
  • A comunicação vai ser mais efetiva com qual das duas opções?
  • Se você precisar de suporte para esse projeto no futuro, em qual tipo de contratação encontrará isso com mais facilidade?

Esses são fatores essenciais para considerar antes de se decidir entre o trabalho de uma agência ou de um freelancer. Depois disso, é preciso conhecer as vantagens e desvantagens de cada um.

O que esperar de um freelancer?

Uma das grandes vantagens de contratar um freelancer é o horário de atendimento mais flexível, pois não existe um contrato definindo o trabalho em dias úteis e horário comercial. 

Além disso, o custo para contratar esse profissional costuma ser acessível e com liberdade para negociar o pagamento. Contudo, muitas vezes, o autônomo não emite nota fiscal, o que pode prejudicar a regularidade dos projetos.

Portanto, o freelancer é ideal para uma empresa com recursos financeiros mais limitados ou que não conte com muitas demandas.

Principais vantagens de uma agência

O grande benefício que uma agência pode oferecer é a expertise que ela possui no mercado em que atua, ou seja, ela sabe o que realmente funciona para o seu negócio. 

Além disso, uma empresa especializada dispõe das ferramentas necessárias para aplicar as ações definidas e conquistar os objetivos em um espaço de tempo mais curto.

Sem falar que a agência apresenta um time de especialistas capaz de atender a várias necessidades com excelência.

Embora o custo para contratar uma agência seja bem mais alto do que investir em um freelancer, você tem acesso a serviços personalizados e garantia de entrega nos prazos combinados. 

Por isso, a agência é uma boa opção para empresas que procuram experiência e segurança no mercado.

O investimento é mais alto, contudo, existe a segurança de um trabalho de qualidade e sem comprometimento de prazos.