O QUE VOCÊ  FIZER AGORA PELA EMPRESA, DEFINIRÁ A POSIÇÃO DELA QUANDO O MERCADO VOLTAR E ELE VAI VOLTAR COM TUDO!

A movimentação das empresas hoje é nítida, umas se escondem e esperam a resolução do problema que não podem controlar (crise), enquanto outras, estão agindo, planejando o marketing para a retomada do mercado pós crise (oportunidade). Sim, mesmo com sua produção parada, tem empresário trabalhando na renovação e reposicionamento da marca. 

Na trajetória desses 9 anos de agência de marketing, passamos por muita coisa, mas o que vivemos hoje com essa “paralisação” causada pela doença, é sem precedentes. 

Sobre a possibilidade de paralisação, não tínhamos dúvidas sobre como a realocação da nossa equipe para o trabalho remoto fluiria bem. E assim foi, exatamente como imaginamos, nossa produção não parou, pelo contrário, seguimos com a mesma eficiência e eficácia nos trabalhos. 

O que nós não esperávamos, era receber do nosso departamento comercial um relatório de prospecção com respostas tão nítidas e opostas, sobre a nossa oferta de serviços: renovação da marca, redesign de logo, estratégia de marketing, posicionamento digital, comunicação interna, prospecção, vendas e etc.
Em meio a um levantamento complexo dos contatos que fizemos desde então, o resultado foi simples de entender:

  • 90% não tem o mínimo interesse “Não temos interesse. Está tudo parado.”
  • 10% entendem como o melhor momento para renovar a imagem da empresa “Sempre protelamos. Este é o momento de organizar tudo isso.”

O QUE FOI PROTELADO PELAS EMPRESAS NOS ÚLTIMOS ANOS:

  • Apresentação comercial ruim “frankenstein”
  • Site antigo e/ou incompleto, assim como as redes sociais
  • Não implementação e utilização de CRM
  • Não implementação de inteligência em prospecção e vendas
  • Ineficiência ou inexistência de uma intranet ou software de comunicação eficiente com os funcionários
  • No marketing, quando há: as ações são distintas, feitas sem a devida estratégia ou avaliação de resultados. Não há pessoas o suficiente na equipe (como estrategista, designer, web designer, analista, etc). 
  • Não houve tempo de buscar e avaliar uma agência de marketing e estratégia comercial

Há empresas que possuem ZERO posicionamento digital! Quais as chances de estarem perdendo espaço para a concorrência? R: Grandes! 

SOBRE NÃO TER TEMPO VS OPORTUNIDADE:

Aqueles que deram um sinal positivo para a renovação e reposicionamento, o consenso era:

  • Qualquer gerente sabe que é difícil ‘parar’ tudo, repensar e refazer o que é necessário, principalmente quando se trata da boa organização na comunicação ou aspectos da empresa pela ótica do marketing e endomarketing.
  • Justamente agora, num momento inimaginável, onde a produção de muitas empresas param, seus gestores finalmente podem dar a devida atenção ao posicionamento da marca. Protelar novamente não parece ser uma opção viável; 

CRISE E OPORTUNIDADE:

Palavras opostas que habitam o mesmo espaço e tempo. A prova de que muitas empresas que hoje são grandes e conhecidas no mercado, surgiram ou sobreviveram aos severos momentos de recessão e crise. Exemplos como: Netflix, Spotify, Easy Taxi, Uber,  são bem conhecidos, mas a verdade é que muita empresa de pequeno e médio porte tiveram seu momento de glória, anos pós crise, ao colher os frutos do marketing que fizeram nesse período sombrio, enquanto a maioria delas, já estabelecidas no mercado, se escondiam, aguardavam em silêncio.

SIM A CRISE VAI PASSAR.
QUANDO ISSO ACONTECER, SUA EMPRESA ESTARÁ NA MESMA?

O melhor momento de anunciar é agora na crise, antes do fim dela. O motivo é simples: seus concorrentes estão tristes, hibernando, espiando pela janela. As opções, para hoje são: 

  • Se esconda, espere tudo acabar e voltará um degrau abaixo de onde estava.
  • Reformule sua marca e marketing, comece a aparecer agora e as oportunidades virão, talvez antes da crise acabar, mas com certeza depois dela.

O QUE EXATAMENTE PODE SER FEITO SE AS OPERAÇÕES DE MUITAS EMPRESAS ESTÃO PARALISADAS?

A direção das empresas deve fazer justamente o que protelaram no decorrer dos anos: modernizar sua imagem. Ao contrário do que se pensa, a reformulação da marca, modernização dos meios de comunicação utilizados e propaganda paga, podem e devem ser feitos agora, enquanto há tempo pra pensar e principalmente, enquanto a concorrência dorme.
A sua estratégia de marketing pode começar com a seguinte lista:

  1. Definir verba a ser investida nos próximos 12 meses;
  2. Nova Identidade visual e logomarca (modernização da logo e novas ideias de aplicação geral nos materiais). 
  3. Novo website, redes sociais e demais meios de comunicação com o cliente
  4. Nova estratégia de prospecção e inteligência comercial
  5. Nova intranet/extranet e ferramentas de comunicação com funcionários 
  6. Propaganda em redes sociais e no Google
  7. Novo APP (dependendo do segmento) 
  8. Integração do marketing e vendas (utilizando um CRM)

CETICISMO? HÁ SEMPRE QUEM ESPERE E PROTELE DEVIDO AO PESSIMISMO,  MAS A NATUREZA DAQUELES QUE FAZEM E CRESCEM NÃO É ESSA. 

A movimentação dos clientes com real interesse e potencial de fechamento da Agência DocPix, nunca foi tão grande. Nos 3 primeiros meses de 2020, estamos vivenciando um ano inteiro de oportunidades. Sim, batemos o faturamento de 2015 em 3 meses. Nossas oportunidades de novos negócios foram sem precedentes.  
Tudo isso pode ser um forte indício de que em breve, teremos “novas” gigantes no mercado, e isso não significa ter pouco tempo de existência e sim da ascensão daquelas empresas que investiram na própria renovação.

Ah.. mas você também pode ficar em casa, tristonho, esperando a crise/oportunidade passar, se quiser. 

Decidimos compartilhar esse comportamento, com vocês, clientes e prospects, pois talvez seja essa a oportunidade na qual você deva focar a partir de agora

Na dúvida, me chama. 😉
Gustavo Almeida – Diretor Executivo – Agência DocPix
contato@docpix.net