Algumas estratégias de marketing deixam de lado técnicas essenciais utilizando as redes sociais. As empresas que usam corretamente para fins de negócios, saem na frente de sua concorrência, ganhando respeito e mais clientes a cada ação.
Elaboramos este conteúdo para você que quer sair na frente com um plano de redes sociais eficiente! Vamos lá.

Além do fator de explorar ao máximo o potencial das redes sociais, criar um planejamento também pode ajudar a aumentar a sua audiência. Com um plano elaborado fica muito mais simples de executar, otimizando seu tempo. Somado isso, com uma frequência de postagens definida, você permite uma maior fidelização da sua audiência.

Partindo destes fatores que vão facilitar sua rotina e aumentar seus resultados, separamos três tópicos que abrangem as etapas necessárias para a preparação de um plano eficiente.

Começando com a sua estratégia: Neste primeiro momento, antes de começar a criar conteúdos ou medir resultados, é essencial que você construa as bases para sua estratégia. E para que isso aconteça, você terá que ter 4 fatores definidos:

1- Público-alvo = seu cliente ideal
2- Qual mensagem você pode passar para essa persona?
3- Objetivo: uma vez que você já tem autoridade num determinado assunto, qual produto ou serviço você pode disponibilizar para a sua persona?
4- Métricas: analisar os dados e resultados e otimizar a cada ciclo das campanhas

Toda estratégia precisa de um norte. Um dos grandes erros que as empresas cometem ao utilizar estes canais, está em não focar diretamente em um objetivo. Assim, existe uma constante impressão de que nada dá resultados. Para estabilizar esta busca por números satisfatórios, é necessário definir qual vai ser o foco das suas redes sociais.

Em seguida são os conteúdos. Depois que você já estabeleceu a base da sua estratégia, é possível começar a olhar para os conteúdos que vão ser compartilhados em cada rede.
Além disso, frequência e formato de postagem em cada rede também devem ser visadas nesta etapa do processo.
Muitas vezes, as empresas não dispõem de uma equipe destinada a cuidar da estratégia de redes sociais, mas, mesmo assim, é interessante que algumas adaptações sejam feitas na hora de compartilhar seu conteúdo pelos diferentes canais.

E por ultimo, é o momento analítico do processo, para ajudar a entender o que foi bem-sucedido e o que pode ser ajustado em relação ao planejamento. Observar seus números, ao final de um período determinado, indicará o que performou bem na sua estratégia e pode indicar onde o investimento pode ser mais certeiro neste recorte.

Agora que já passamos pelos principais tópicos da construção de um Plano de Redes Sociais, não se esqueça de utilizá-lo com frequência.
Ou seja, tenha em mente que sua estratégia deve sempre ser uma coisa orgânica. O ideal é que ela seja constantemente consultada e adaptada, na medida que for necessário.
Planejamento, execução e análise de dados são três etapas chave para uma construção sólidas e efetiva que vai te ajudar a tomar decisões menos baseadas em achismos e mais certeiras para entregar resultados reais!
Esperamos que este conteúdo tenha sido útil para sua estratégia! Em casa de dúvida, entre em contato com a gente!