É comum ouvir de alguns prospects e clientes a seguinte pergunta: “como textos podem me trazer clientes?”. Essa dúvida é muito comum, principalmente quando a pessoa ainda não possui pleno conhecimento do que é, de fato, uma estratégia digital de conteúdo. Então hoje, daremos breves dicas sobre como criar um conteúdo que vende!

Você sabe fazer textos que vendem? Esse é um desafio muitos profissionais e empresas de diversas áreas. Por mais que muitos já saibam que conteúdos geram resultados, a conversão deles em clientes costuma ser uma incógnita em comum.

Para começar, antes de você começar a escrever qualquer conteúdo, é preciso saber:

1 – Para quem escrever;

2 – Sobre o que escrever;

3 – Onde escrever;

Estes pontos são reunidos na estratégia, que é formada por:

1 – Persona (pra quem você escreve);

2 – Jornada de compra (sobre o que escrever e o quão engajada essa pessoa está);

3 – Canais digitais (onde você vai distribuir esses conteúdos);

Tendo tudo isso alinhado, já é um grande passo.

Uma vez que os textos sejam escritos e publicados no seu blog, o próximo passo é seguir as etapas que levam as pessoas que visitam o seu blog em clientes.

Inicialmente: converter os visitantes em leads.

A forma mais comum de realizar essa conversão é a partir de formulários para assinar newsletter e também para download de materiais ricos como e-books, infográfico ou planilhas. Esses são os “leads quentes”, pois deixaram previamente dados que podem ser usados para o próximo estágio dos textos que vendem: a nutrição.

Uma vez que os leads são gerados, você deve nutri-las com mais conteúdo. Porém, esses textos são mais específicos e estão conectados às informações prévias que você obteve dos leads, por isso, eles são enviados por e-mail.

Por fim: faça os leads levantarem a mão.

Uma vez que os visitantes foram atraídos pelos posts do blog, e engajados pelos conteúdos de e-mail, chega o momento tão esperado: o de transformar o lead em cliente. No caso de vendas simples, o CTA do último e-mail pode levar a pessoa a realizar a compra. Já nas vendas complexas, a chamada para ação pode ser para agendar uma conversa com o consultor.

E lembre-se: ao conversar diretamente com um lead prospectado, faça as perguntas certas a fim de evitar as já conhecidas objeções de venda, como, por exemplo, o famoso: “vou pensar e, qualquer coisa, falo”. Por isso, saber fazer textos que vendem também requer conhecer abordagens comerciais de vendas internas, com isso alinhado você não correrá o risco do seu prospect caminhar por pelas etapas do funil e desistir no último momento.