O e-mail marketing foi, durante muito tempo, o principal meio de propaganda na internet e, após alguns anos, sinônimo de spam. Entretanto, graças ao avanço das ferramentas de automação de marketing, esse canal se tornou uma das melhores maneiras de entregar as mensagens certas, para as pessoas certas, na hora certa.

Ao contrário do que muitos acreditam, o e-mail marketing não morreu e pode ser uma ótima maneira de alavancar a propaganda do seu negócio. Há anos o e-mail marketing era visto como uma comunicação invasiva, mas ele evoluiu, e hoje os melhores profissionais de marketing enxergam que o e-mail é uma das maneiras mais pessoais de se comunicar com consumidores, através de uma troca direta de mensagens.

O e-mail marketing nada mais é que a comunicação entre uma empresa e seus consumidores ou potenciais clientes, via e-mail. Você com certeza já deve ter recebido na sua caixa de entrada, alguma oferta de passagem aérea, promoções ou confirmação de compra online, certo? Esses são alguns exemplos comuns de e-mail marketing.

Nos últimos anos, as redes sociais têm ganhado os holofotes no marketing digital. Porém, o e-mail marketing também pode ser uma ótima opção para quem coleta endereços de e-mail e quer aumentar a relevância da sua marca entre esses contatos.

Em uma estratégia de marketing, o e-mail é o canal que permite se comunicar de maneira mais pessoal com seus potenciais clientes, apesar da baixa taxa de abertura, se o mailing for bem qualificado, o e-mail marketing pode sim trazer resultados incríveis! Ele ajuda a promover seus conteúdos, engajar os leads, nutrir os leads, vender e se relacionar com os seus clientes.

Mas, para isso, é importante você estabelecer um plano de ação. Isso vai te ajudar a definir uma periodicidade de envio de e-mails, assim como determinar quais tipos de e-mail enviar e para quem.

Um bom planejamento de e-mail marketing é composto por 5 etapas básicas:

  • Definir sua persona e obter uma lista de e-mail relevante;
  • Determinar qual conteúdo vai ser enviado, qual a abordagem será utilizada;
  • Estabelecer a frequência de envios;
  • Definir os objetivos de cada campanha, assim como quais métricas acompanhar os relatórios e realizar teste A/B;
  • Melhorar a lista de e-mail,  excluindo sempre aqueles que não são mais úteis.

Com todas essas etapas implementadas, você terá uma estratégia estruturada e estará à frente de muitas outras empresas.

Tem mais dúvidas sobre essa ferramenta pioneira e incrível de propaganda? Fale com a nossa equipe.