Instabilidades são comuns, mas é possível elaborar planos para melhoria caso a rede social da sua empresa seja alvo de reclamações. Qualquer acontecimento pode gerar proporções grandes no mundo online, o que pode causar efeito indesejado para o seu negócio, tornando imprescindíveis preparativos para momentos como esse.

Não há uma receita milagrosa para evitar as crises, já que muitas delas são causadas por elementos externos à sua empresa e, por isso, não estão sob seu controle. O importante é focar nos fatores que a sua empresa tem controle e identificar possíveis pontos de vulnerabilidade, até porque, se preparar para estes eventos é a melhor maneira de enfrentá-los.

Uma dica básica de como fazer isso é manter a sua empresa longe de assuntos polêmicos. Discussões que não envolvam seu negócio diretamente e que não acrescentam nada a seu público devem ser evitadas a todo custo. Além disso, uma boa estratégia nas redes sociais pode ajudar a prevenir crises que ocorrem por falhas de comunicação. Portanto, ter uma persona bem definida, uma equipe responsável pela sua comunicação bem treinada e alinhada são fatores que podem te ajudar a minimizar o risco de algum desentendimento neste campo.

Também é importante que pontos de vulnerabilidade da sua empresa sejam mapeados, sendo assim, é possível elaborar documentos em formato de plano de ação sobre estas questões e se preparar para caso algo aconteça nesse sentido. Passar por um momento tempestuoso é algo esperado quando uma marca aumenta sua visibilidade, mas é a maneira como sua empresa lida com esta situação que vai mostrar para o público se ele pode confiar no seu negócio ou não.

Grandes crises já acabaram com a reputação de empresas relevantes. Porém, algumas marcas conseguiram reverter o quadro de crise, e saíram quase intactas do período desequilibrado. Atender bem o cliente é uma regra básica para qualquer empresa que tenha em seus planos o desenvolvimento do negócio baseado na excelência e na boa reputação.