A otimização do mecanismo de pesquisa (SEO) do Blog é incrivelmente importante para a sua marca online.

O Blog atualmente é uma peça-chave nas estratégias de Marketing de Conteúdo e Digital de qualquer negócio. Mas para ter um maior alcance na Web deve-se manter o SEO do Blog atualizado, para assim melhorar seu posicionamento no Google. Porém essa tarefa pode ser bem complicada, devido às suas atualizações frequentes nos algorítimos do Google.

Para quem não sabe os algorítimos do Google são softwares que fazem uma “varredura” na Web, localizando sua página e medindo a sua relevância para o usuário durante uma busca. O que significa que esses softwares são responsáveis por ranquear seu Blog nos mecanismos de pesquisa.

Mas não fique chateado se seu conteúdo não está sendo valorizado pelo o Google, existe uma maneira para mostrar relevância para esse software’s e essa maneira é manter o SEO da página atualizado. Para os algariarmos do Google, manter o SEO atualizado  significa que o conteúdo da página está otimizado e bem estruturado, assim ele aderi maior valorizado durante uma busca na Web. 

Neste post, mostraremos como realizar a otimização de seus Blogpost de forma que ele se torne relevante para os mecanismos de pesquisa. Confira:

1) Concentre-se em palavras-chave long-tail

A inserção de palavras-chaves é algo difícil durante a criação de um blog post, pois é ela que dita o foco do conteúdo e fazer sua escolha de forma errada pode acabar prejudicando o seu SEOUma ótima dica a seguir é fazer o uso de palavras-chaves Long-Tail. Long-Tail significa “cauda longa”, e se remete a palavras-chaves mais especificas ao assunto tratado, sendo assim, fazer o uso dela torna a pesquisa desse conteúdo mais eficiente durante a busca pelo o usuário. 

2) Seu blog deve ser otimizado para dispositivos móveis

Atualmente as buscas por smartphones e telas mobile vem se tornando cada vez mais comum no mundo, observando isso os algorítimos se atualizaram dando maior relevância para conteúdos e sites responsivos devido a grande demanda. É de grande importância que o conteúdo de seu Blog seja adaptado a esses diversos formatos de telas para fortalecer a otimização do seu SEO.

Reformulação de sites para clinicas e hospitais que se adaptam a dispositivos móveis, atualização e manutenção de conteúdo no site, blog e nas Redes Sociais. Entre em contato conosco e saiba sobre nossas soluções web!

4) Atualize suas imagens

Postagens de blog não devem conter apenas texto, as imagens devem ser olhadas com um cuidado especial. Os algorítimos dos mecanismos de busca não conseguem ler imagens, porém para elas serem avaliadas no seu SEO devem possuir um texto alternativo (Texto-alt), o texto alt tem o objetivo de auxiliarem os algorítimos a identificar o que a imagem diz e qual sua relevância para o conteúdo. Por isso na hora de adicionar uma imagem em seu blogpost não se esqueça do texto-alt para manter um bom posicionamento no Google e em outros mecanismos de pesquisa.

5) Use as estruturas de URL que ajudem seus visitantes

Os mecanismos de pesquisa favorecem os URL’s que são “amigáveis”. As URL amigáveis são aquelas que dizem a respeito do conteúdo que será tratado na página e geram um fácil compreendimento para o visitante se localizar no seu Blog. Fazer o uso dessas URL facilita o tráfego dos visitantes em Blog, melhorando a relevância do conteúdo e otimizando o SEO. 

6) Crie links Internos e Externos

Fazer a inserção de links internos e externos é outro ponto que aumenta a relevância do seu SEO para o Google. Os algorismos entendem o uso desses links como uma “conversação” assim aumentando sua relevância durante a pesquisa. O conteúdo que tem links externos demostram um complemento, citação ou referencia de um conteúdo já publicado antes. O mesmo vale para links internos para outras páginas no seu site. 

Reformulação de sites para clinicas e hospitais que se adaptam a dispositivos móveis, atualização e manutenção de conteúdo no site, blog e nas Redes Sociais. Entre em contato conosco e saiba sobre nossas soluções web!

8) Use agrupamentos de tópicos.

Para obter uma lista de pesquisa e responder aos novos tipos de consulta, os resultados devem ser enviados, o modelo de agrupamento de tópicos: “Related related to that topic”, todas as ligações entre si, para criar uma carta mais ampla para o mecanismo de pesquisa. Esse modelo usa uma página de site mais deliberada para organizar e vincular URLs, com o objetivo de ajudar mais páginas do seu site a aparecer na classificação do Google, além de ajudar os usuários a encontrarem informações sobre seu site com mais facilidade. Este artigo é composto por três componentes: quadro de conteúdo, conteúdo do cluster e hiperlinks.

Pois é, cuidar do SEO não é nada fácil, mas mante-lo otimizado garante o sucesso e o aumento do alcance da sua marca na Web, por isso, a maioria das empresas terceirizam esse processo com a atenção especial de agências digitais que se dedica para manter seu blog e site otimizados de forma profissional, gerando assim uma maior receita para uma empresa e um alto ranqueamento nos demais mecanismos de pesquisa.

 

Fonte: Hubspot