Entenda o porquê de investir, ao invés de reduzir custos com a propaganda online e o marketing digital.

Se você chegou até e resolveu utilizar alguns minutos do seu tempo precioso é porque se interessou pelo assunto, não é mesmo? Não vou te dar uma receita mágica e dizer que vai ser fácil, mas o que eu vou compartilhar aqui vai te ajudar a refletir sobre investir em marketing em épocas de perda de competitividade econômica no mercado.

Como todos estamos vivendo o mesmo momento, posso afirmar que sim, eu sei o que você está passando e a dificuldade de voltar aos eixos com a crise. Para um empresário nada dói mais que ter que enxugar o quadro de funcionário, reduzir o tamanho do negócio ou ter que adiar metas e melhorias pela falta de capacidade financeira.

Pois bem, ser empreendedor no Brasil é hard. Eu sei disso há mais de 7 anos, mas não existe trabalho fácil. A grande dificuldade que encontramos e que tira nosso sono são, as burocracias, pela falta de incentivo, inflexibilidade legal e, principalmente, pelos impostos absurdos que fazem qualquer pequena ou média empresa ter receio de expandir seu negócio.

Com a oscilação econômica, notícias sobre corrupção política e recessão a cabeça do empreendedor está a mil e dificilmente ele vai querer se arriscar em investir. Muitos empreendedores acreditam reduzir os investimentos em propaganda é a decisão certa a se tomar. Eu não julgo, de verdade, mas acredito que seja um dos erros mais comuns os quais os executivos cometem. E muito disso é pelo pouco conhecimento sobre a eficiência do Marketing Digital, apesar de existir há muito tempo, ainda é visto pelo empresariado brasileiro como algo supérfluo ou de segunda importância.

Mas é certo que para sabermos os impactos do Marketing Digital e o que ele traz de retorno para sua empresa, primeiro devemos entender o que ele representa e quais são seus benefícios. Vou tentar ser prático.

A função básica do Marketing Digital é atrair e encantar pessoas através da internet visando a conversão de negócios.

Falando assim parece fácil, lindo e simples. Bom, nada é fácil, mas se você tem uma empresa deve estar acostumado com superar as barreiras e, começar a fortalecer sua presença na internet vai ser moleza. Sabe por quê? Pelo simples fato de que o Marketing Digital ser muito mais barato que as mídias convencionais offline, por ser mensurável, ajustável e viável para qualquer modelo de negócio. Vou te provar citando 5 principais benefícios do digital marketing que farão você mudar de ideia e começar a investir agora mesmo.

1. ESTAR CONECTADO COM PESSOAS

Você já reparou que as pessoas passam mais tempo conversando pelo Smartphone do que pessoalmente. Isso não é de hoje, mas está cada dia mais notável. Se você gosta de números, veja esses dados:

  • Segundo uma pesquisa recente (janeiro 2018) encomendada pela HootSuite já são 4 bilhões de pessoas conectadas à internet no mundo inteiro.
  • Os brasileiros passam em média 9h14min na internet e 52% desse público utilizam o celular para se conectar.
  • 3,2 bi são usuários rotineiros das redes sociais pelo mundo.

Uma coisa parece óbvia. Se você não mantiver sua presença online, não vai estar nas lembranças dos usuários e outras empresas concorrentes vão ocupar o lugar que poderia ser seu.

2. MENSURÁVEL E SEGMENTÁVEL

Com o Marketing Digital, conseguimos medir em detalhes os resultados de cada campanha e saber o que funciona ou não, e então continuar investindo nas ações que dão melhor retorno. Além disso, você pode optar por atrair o interesse de um público específico e tomar ações com foco muito maior. Fale diretamente para quem realmente pode se relacionar com o seu negócio.

3. PERSONALIZE SUAS OFERTAS

Mais importante que segmentar o seu público é personalizar a comunicação. Afinal, cada indivíduo tem uma personalidade diferente e vive diferentes momentos da vida. Isso causa uma ótima impressão para quem recebe um e-mail personalizado, com o nome e um tratamento diferenciado. Seja a principal referência de compra deles.

4. RESULTADOS EM LONGO PRAZO

Se você já ouviu falar da teoria do Long Tail (Calda Longa) de Chris Anderson, já deve imaginar o que isso pode significar para o seu negócio.

O Marketing Digital oferece diversas formas de divulgar sua empresa e se relacionar com o seu cliente, de forma paga ou orgânica. Entre os anúncios orgânicos (não pagos), estão a otimização para buscadores (SEO) e a presença, divulgação nas Redes Sociais (gratuitas) que oferecem resultados duradouros. E nada melhor que uma boa estratégia de conteúdo.

5. O MELHOR CUSTO BENEFÍCIO

A combinação das quatro características anteriores faz com que o Marketing Digital gere bons resultados mesmo a partir de baixos orçamentos comparado às mídias tradicionais.

Com os recursos e ferramentas altamente mensuráveis, segmentáveis, e com as mais variadas estratégias de otimização do site para mecanismos de busca, investir em Marketing Digital tornou-se muito acessível economicamente.

Anunciar no offline como na televisão, no rádio, na mídia impressa, outdoors é caro e inviável para empresas que ainda não possuem faturamento alto. E mesmo que você tenha um budget expressivo, ainda assim, não há relacionamento nenhum com o seu cliente.

Já o Marketing Digital, embora investimento pode ser muito mais barato. Hoje em dia, o marketing online ocupa um lugar importante nas estratégias de marketing de grandes empresas. Tudo está evoluindo muito rápido, não fique parado ou a crise realmente vai fazer da sua empresa um case de sucesso. Só pra ela.

E aí! Vamos começar?

Por Rafael Almeida, jornalista e sócio-proprietário da agência Docpix

Precisa-de-ajuda-com-o-marketing-digital?

[kkstarratings]