OBing Ads está se tornado uma alternativa mais eficiente e barata quando comparada ao Google AdWords para as micro e pequenas empresas devido a baixa concorrência e o baixo custo custo no leilão de palavras-chave.

Com a popularização da internet, as pequenas e médias empresas ganharam uma nova maneira de fazer propaganda: na web. A ferramenta de publicidade online mais famosa é o AdWords, do Google. Com a plataforma, qualquer pessoa pode pagar para aparecer em uma posição de destaque no buscador. Melhor ainda: é possível competir com empresas maiores e com mais verba, pois o valor pago tem peso apenas parcial na classificação de um anúncio. A qualidade da publicidade, bem como a da página da empresa, também são levadas em conta.

Assim como o Google, a Microsoft oferece a chance de empreendedores fazerem propaganda online no Bing, o buscador da empresa. Com o Bing Ads, é possível colocar uma empresa no topo dos resultados.

Mas qual é real vantagem real de anunciar no Bing Ads? É simples: justamente porque muitas empresas deixam de pensar na possibilidade de criar um anúncio nas redes de pesquisa sem utilizar o Google, optar pelo Bing é fugir da luta sangrenta (e cara) pelas primeiras posições e criar um público novo, totalmente livre da concorrência!

Mas será que uma pequena ou média empresa com poucos recursos e limitações no orçamento não imaginaram que uma campanha de links patrocinados no Bing Ads, por exemplo, poderia ter um custo bem inferior ao AdWords? A resposta é NÃO. Atualmente os empreendedores e marqueteiros ignoram as ferramentas alternativas e deixam um gargalo no mercado quase que intocado e que está a cada dia mais em ascensão.

Gerenciamento de Anúncios no Bing Ads e no Google AdWords. Preços e planos promocionais para os primeiros anúncios. Ganhe mais clientes anunciando nos Links Patrocinados. Entre em contato e saiba mais!

Mas o que é de fato o BING?

O Bing é motor de busca da Microsoft, nomeado anteriormente Live Search, Windows Live Search e MSN Busca. Ele surgiu oficialmente em 1 de Junho de 2009 e desde então já evolui muito.

Utilização e modernidade

Apesar do baixo Market Share em seu lançamento, o Bing ocupa a segunda posição nos motores de busca mais utilizados, com 4,37% de utilização no Brasil e 27% nos Estados Unidos, incluindo buscas realizadas no portal Yahoo (que utiliza a tecnologia Microsoft).

Mesmo parecendo impossível uma luta com o Google, vale lembrar que as buscas efetuadas pelo Xbox utilizam o serviço Bing Search, além das buscas pelo Windows Phone, que apesar da baixa utilização do serviço (50%) a tendência no mercado é um aumento nas vendas do dispositivo da Microsoft e consequentemente uma evolução do serviço de busca.

Bing vs Google

A Microsoft procura antes de tudo a inovação, desenvolvendo um método de buscas por imagens e vídeos aprimorados, apresentando trechos de vídeos nas buscas e escolha de filtros avançados para procurar imagens, como escolher a parte do corpo de uma pessoa que deseja encontrar (cabeça, tronco, membro).

Mesmo com o Google mapeando o planeta, o Bing Maps Preview para Windows 8.1 se mostra como um forte concorrente ao Google Earth. Disponível no Windows Store, o aplicativo oferece uma visualização global em 3D, uma vista da rua como o Google Earth, possibilidade de traçar um itinerário e graças a uma integração com Skype efetuar chamadas diretas com a função “clique-para-chamar”.

Decision Engine e buscas inteligentes

O slogan “Bing & decide” demonstra um pouco de suas intenções inovadoras, a Microsoft pretende transformar o Bing em um poderoso Decision Engine, ou seja, um motor de buscas inteligente que ajudem as pessoas a tomarem decisões em pesquisas por compras, viagens ou até mesmo uma busca por um negócio local.

Anunciar no Bing Ads

Com 4,37% das buscas no Brasil algumas empresas e agências têm recorrido a esse método de campanhas para links patrocinados pelo Bing Ads.

Lançado em Agosto de 2013 à plataforma conta com ferramentas similares ao Google Adwords como planejador de palavras-chaves, permitindo o usuário testar a relevância de uma palavra no Bing e Yahoo.

Vantagens

Apesar do grande investimento da Microsoft, a ferramenta ainda não chegou ao mesmo nível do AdWords, mas oferece algumas vantagens:

  • Baixo custo por clique: Dependendo do nicho de mercado uma palavra-chave no AdWords pode chegar até R$5,00 ou mais, já no Bing Ads a mesma palavra pode ser encontrada por centavos. Um estudo analisou o CPC para distintas indústrias em ambas as ferramentas e o Bing Ads apresentou um custo por clique mais baixo em todas as verticais observadas. Isso já é esperado, uma vez que o Bing possui menos buscas de potenciais clientes e, por consequência, menos anunciantes participam do leilão, que se torna menos competitivo.
  • O Bing mostra mais anúncios acima dos resultados orgânicos: existem dois tipos de resultado nos buscadores,  os resultados pagos e os resultados orgânicos (fruto de um algorítimo matemático). Veja o exemplo abaixo:

bing-ads-vs-google-ads

  • 50% dos usuários no Bing Ads clicam em um anúncio no momento de efetuar uma busca.
  • Baixo número de concorrentes: Poucas empresas anunciam no Bing, isso pode proporcionar uma excelente taxa de conversão e fazer você sair na frente. Não se esqueça de que o serviço está em evolução e na internet as coisas vão rápido demais.
  • Você pode importar uma campanha do Google AdWords.

Como funciona?

O Bing oferece Bing Ads Intelligence, uma ferramenta bastante eficaz de pesquisa de palavra-chave que permite avaliar o desempenho nas redes do Bing e Yahoo. Com essa ferramenta você pode também ter acesso ao histórico do desempenho de suas palavras-chaves utilizadas em campanhas anteriores que apresentaram um melhor resultado.

A utilização é praticamente igual ao AdWords mas com algumas diferenças, entre elas a segmentação por local (o Bing não oferece segmentação por cidade, apenas por estado). Se você tem prática com AdWords certamente não encontrará problemas com o Bing Ads.

Se você procura alternativas e estratégias de marketing digital para sua empresa, fuja dos monopólios e busque novos horizontes.

Precisa-de-ajuda-com-o-marketing-digital?