Termos técnicos, histórias sobre cases que fizeram sucesso e mitos fazem parte do dia a dia do marketing e, muitas vezes, podem confundir o empreendedor. Para fugir dessas armadilhas, reunimos os sete principais mitos atuais para mostrar como dá para ser feliz, desenvolver melhor a empresa e vender mais com atitudes mais simples que você imagina:
Mito nº 1:
“eu sei tudo sobre marketing”: isso é impossível, especialmente hoje em dia, pois, enquanto você está lendo este texto, possivelmente, já surgiram novidades para melhorar os resultados de marketing das empresas. Se algum candidato à vaga de gerente de marketing ou até uma agência disser isso, fuja.
Mito nº 2:
“é preciso ter muita verba de marketing”: toda empresa, de qualquer porte, hoje pode fazer um bom marketing nas redes sociais até com pouca verba. A criatividade, a qualidade nos posts e a interação com a audiência podem compensar a falta de investimento, em muitos casos.
Mito nº 3:
“basta copiar o concorrente”: o que funciona para uma marca não é garantia que possa dar certo também para a outra. Cada empresa tem os seus valores, diferenciais e a forma de conversar com os clientes. Nas redes sociais, a regra é ser autêntico, comprometido, acompanhar as novidades e usá-las quando for pertinente.
Reformulação de sites empresariais que se adaptam a dispositivos móveis, atualização e manutenção de conteúdo no site, blog e nas Redes Sociais. Entre em contato conosco e saiba sobre nossas soluções web!
Mito nº 4:
“redes sociais são coisa de adolescente”: quem ficou parado na Idade da Pedra precisa se conscientizar de que todos os seus clientes e prospects estão conectados nas redes e isso só vai ficar mais intenso. É um caminho sem volta, acostume-se. Ou a sua empresa assume esse fato agora, e começa desde já a aproveitar os benefícios digitais, ou vai ter de fazer isso em breve (mas já vai ter perdido clientes para outras marcas).
Mito nº 5:
“rede social é só Facebook”: novos canais estão aparecendo e consolidando a sua vocação. Ter uma página no Facebook é básico, mas a sua empresa precisa estar onde estão os clientes. Se é loja de roupa, por exemplo, precisa estar no Instagram. Se é um negócio B2B, ative também o Linkedin. Os vídeos estão começando a tomar o espaço dos textos. Então, vale a pena usar o YouTube, além de acompanhar o crescimento do Snapchat e ficar ligado nas novidades que sempre vão surgir.
Mito nº 6:
“para vender é preciso investir no Google Adwords”: o Google é uma poderosíssima ferramenta para atrair clientes, mas só contar com ela pode ser um tiro no pé. Você pode impulsionar posts no Facebook, montar campanhas de FaceAds e até usar a publicidade no Linkedin para vender, muitas vezes usando menos verba e saindo da competição acirrada do Google Adwords, ou mesmo utilizando o Bing Ads que tem taxa de sucesso superior ao do Adwords.
Mito nº 7:
“campanha de e-mail marketing não funciona mais”: ao contrário, a comunicação por e-mail ainda é muito valorizada nas vendas. Mas hoje pode ser aprimorada com uma redação estratégica e próxima, que valorize o uso de gatilhos mentais e de técnicas de SEO (Search Engine Optimization) para melhorar a conversão.
O fato é que sempre haverá novidades no marketing e formas melhores de usar os recursos! Aproveite parte do seu tempo para se atualizar e conhecer o que o mercado está fazendo. Dedique um tempo para traçar estratégias que podem ser mais efetivas para o seu negócio.