Uma das decisões mais difíceis para o pequeno e médio empreendedor é saber em qual momento da empresa se deve investir em marketing digital, principalmente se a sua empresa não tem o negócio 100% voltado às vendas on-line. Para tomar essa decisão é preciso estudar com cautela e obter informações suficientes para que seu dinheiro não vá pelo ralo, ou melhor, pela fibra ótica .

Para os negócios off-line, que não têm vendas voltadas inteiramente para o público on-line e, funcionam sem o marketing digital, qual será a melhor hora de pensar em fazer marketing digital?

Nesse contexto, as principais dúvidas são:

  • Como identificar o momento de investir em uma estratégia digital?
  • Qual o valor que devo investir em marketing ou em marketing digital?
  • Que tipo de negócio se encaixa com marketing digital?

A principal causadora dessas dúvidas pode estar relacionada à falta de conhecimento de administração, mal planejamento de negócio ou uma visão empresarial voltada para os moldes mais tradicionais de fazer marketing. Quando falamos em ‘verba de marketing’, a maioria dos micro e médios empresários não sabe sequer dizer qual é o o faturamento mensal de sua empresa!

E você se questiona: “Ei, espera um pouco: o dono da empresa não sabe o seu faturamento mensal?!?”. É exatamente isso que vamos te contar agora.

No Brasil, vemos muitos empreendedores que “tocam” os seus negócios sem o menor controle administrativo e financeiro. E isso é o que leva a termos uma das maiores taxas de “mortalidade empresarial” no mundo.

Veja bem: segundo o Sebrae, 60% das empresas brasileiras fecham antes de completar o seu segundo ano, sendo que, das empresas que fecham no primeiro ano, 39% não sabiam qual era o capital de giro necessário para abrir o negócio. E, em entrevista, o consultor do Sebrae apontou que um dos principais motivos para essas tristes estatísticas é justamente a falta de conhecimento administrativo.

Reformulação de sites empresariais que se adaptam a dispositivos móveis, atualização e manutenção de conteúdo no site, blog e nas Redes Sociais. Entre em contato conosco e saiba mais sobre as nossas soluções web!

Como identificar o momento de investir em uma estratégia digital?

Se tratando de marketing digital, o melhor momento é sempre agora! De alguma forma, hoje todos estão inseridos no mundo digital, seja por meio de uma busca no Google ou pelo Facebook, por exemplo.

Faça um teste você mesmo. Quando sair de férias para descansar em alguma cidadezinha bucólica de interior, longe das grandes capitais, pergunte a qualquer jovem daquela região se ele usa a internet. Com toda certeza do mundo, ele te responderá que está conectado o tempo todo. Talvez, o mundo virtual na vida das pessoas de hoje, esteja mais presente que o físico e isso acontece devido à flexibilidade de compras de smartphones, crédito facilitado à população de massa e a acessibilidade da internet em localidades mais remotas do país.

Depois disso você vai perceber que qualquer negócio, em qualquer localização, tem potencial de encontrar clientes por meio da internet, principalmente pelas redes sociais e buscas no Google!

O mais importante agora é ter uma análise administrativa e financeira da empresa bem apuradas. Assim, você consegue investir sabendo o quanto pode gastar e qual o retorno esperado.

Qual o valor que devo investir em marketing ou em marketing digital?

Sem querer fazer comparações com a sua empresa, analisemos o comportamento de duas das grandes corporações mundial, como a Apple e a Coca-Cola. Essas empresas investem cerca de 10% do faturamento global em marketing (e não é pouca coisa). Nesse plano de marketing,  pelo menos 60% desse valor já vão para o universo digital. Não é à toa que essas duas empresas arrecadam bilhões. Para se ter noção a Apple divulgou faturamento de us$49,6 bilhões e lucro de us$10,7 bilhões no seu terceiro trimestre fiscal de 2015. Isso porque as vendas do Iphone cresceram 59% em relação ao ano passado, segundo o CEO Tim Cook.

Tudo bem! É claro que são empresas que têm uma receita avaliada em bilhões e um poder de investimento fora da nossa realidade, mas, o que pequeno e o médio empresário precisam entender é que uma porcentagem do seu faturamento deve ser investida em marketing, religiosamente. Que se determine um valor fixo, relativo ao crescimento de faturamento, e que ele se torne uma obrigação, assim como o pagamento de um funcionário, a conta da internet ou o seu cartão de crédito (isso porque ele só te dá despesas).

O marketing (seja ele digital ou não) focará sempre no aumento das vendas, seja a curto ou a longo prazo. Com a realidade de hoje, uma empresa não consegue se manter crescendo por muito tempo, sem esse comprometimento que é essencial para o seu negócio.

Que tipo de negócio se encaixa com marketing digital?

Com uma estratégia clara, planejamento bem estruturado e execução eficiente,  todo negócio tem a possibilidade de retorno dentro do marketing digital. Uma das opções disponíveis com baixo custo é a divulgação nas Redes Sociais, em síntese no Facebook.

Você deve estar pensando aí: “Ah! Só empresas grandes, com faturamentos exorbitantes como Havaianas, Oi, Guaraná Antártica etc. conseguem um bom engajamento com o público nas Redes Sociais, porque investem massivamente uma fortuna em propaganda”. Bom, nem sempre isso é verdade. É óbvio que quanto maior o investimento maiores são as chances de conversão ou fixação da marca, mas o pequeno empresário deve ficar atento às oportunidades que estão por aí e com baixo custo.

Veja os casos de sucesso de pequenas empresas no Facebook clicando aqui.

Quando se trata de marketing digital, há milhões de possibilidades de se manter no mercado e tornar o seu negócio ativo na internet. É simplesmente fantástico como pequenos negócios, que já têm certo movimento, conseguem potencializar os seus resultados por meio de uma pequena ação de marketing digital, seja ele com anúncio no Google ou publicações nas Redes Sociais, ou no blog!

Para se fazer marketing é necessário que façamos, todos os dias, alguma ação. Por mais que seja mínima ou o resultado seja a longo prazo. Entender como o seu público absorve as informações e fazer o possível em oferecer sempre o melhor do seu negócio.

Texto: Rafael Almeida (com informações da Revista Exame)

Precisa-de-ajuda-com-o-marketing-digital?