Custo de Aquisição de Clientes — ou, simplesmente, CAC — é um dos indicadores de desempenho mais importantes quando se trata de mensurar o sucesso de uma campanha de marketing. Isso porque, ele diz, sem margem para erros, o quanto você está gastando para captar um cliente. Quando o resultado dessa conta é pequeno, você pode ficar feliz, afinal, está fazendo tudo certo. No entanto, quando ele está acima do esperado, é hora de tomar algumas medidas e gastar menos para captar clientes. O marketing digital pode te ajudar nesta tarefa!

Entenda a diferença entre o CAC do marketing digital e do marketing tradicional

O título do nosso post é bastante claro: como gastar menos para captar clientes. E por que o marketing digital ajuda a reduzir o CAC? Por que ele é facilmente mensurável! Você tem todos os gastos com marketing digital no seu ERP ou numa planilha ou ainda em um aplicativo financeiro, sabe quantos clientes foram adquiridos a partir das estratégias de marketing digital, pois pode acompanhar os resultados hora a hora, dia a dia. Agora é só fazer a conta.

Em contrapartida, no marketing tradicional, isso não acontece com tanta facilidade. Imagine que você gastou 2 mil reais na produção de folders que serão distribuídos pela cidade. Como saber quantos clientes chegaram até a sua empresa porque receberam esse folder? Você pode fazer estimativas, tentar uma pesquisa, mas sempre será um número aproximado, nunca exato. E é por isso, que o marketing digital é mais efetivo na redução do CAC.

Desenvolvemos sites responsivos corporativos,  publicação em blogs e redes sociais, gerenciamento de Links Patrocinados no Google e Otimização de SEO. Entre em contato conosco e conheça nossas soluções web!

Calcule o CAC

O cálculo do CAC é bastante simples e dispensa qualquer tipo de ferramenta: some todos os gastos que você teve com marketing, considerando inclusive o salário do seu time, mensalidades de softwares gráficos, de automação, entre outros, e divida o montante final pelo número de clientes adquiridos no período.
Para facilitar o entendimento, imagine que você gastou 2 mil reais em estratégias de marketing no último mês e adquiriu 5 novos clientes. Isso significa que você gastou 400 reais para atrair cada novo cliente. É muito? A resposta é: depende.

Será muito se o retorno sobre esse investimento for pequeno, por exemplo, 500 reais por cliente. No final das contas você ganhará apenas 100 reais por cliente, o que não contribui muito para sua lucratividade. Mas se cada cliente gastar 20 mil reais, você terá um ROI (retorno sobre o investimento) de 5000%.

Reduza o CAC com o marketing digital

Se você gastar menos para captar clientes, mais lucrativa sua empresa se torna, por isso, por mais que você tenha um CAC bem pequeno, é sempre bom tentar diminuí-lo para maximizar ainda mais seu retorno sobre o investimento. Confira a seguir algumas estratégias de marketing digital que te ajudarão.

Inbound marketing: visa atrair a atenção do seu público com conteúdo de valor, ou seja, você não gasta com publicidade e ainda tem uma estratégia que gera resultados em longo prazo.

SEO: melhora o posicionamento do seu site nos mecanismos de busca, atraindo leads mais qualificados para a compra. Quanto mais leads, mais oportunidades de vendas, menor o CAC.

Links patrocinados: permitem que você controle o seu orçamento e ainda atinja leads qualificados através da segmentação dos anúncios. Ou seja, você não perde tempo nem dinheiro com quem não tem interesse nos seus produtos e serviços, o que ajuda a reduzir o CAC.

Redes sociais: disseminam seu conteúdo e ajudam a gerar engajamento. Uma audiência engajada é mais propícia a comprar várias vezes da sua empresa, gerando um maior lifetime value, isto é, rendimentos ao longo do tempo.

Marketing de conteúdo: fisga seu público por meio de conhecimento de alto valor, que ajude na decisão de compra e encurte seu ciclo de vendas. Quanto menor o seu ciclo de vendas, mais clientes comprando em menos tempo e menor o seu CAC.

Essas são as principais estratégias de marketing digital que te ajudarão a gastar menos para captar clientes e aumentar a sua lucratividade. E na sua empresa, quais estratégias você está utilizando para reduzi-lo? Precisa de ajuda? Entre em contato conosco clicando aqui!

Precisa-de-ajuda-com-o-marketing-digital?