Não importa o quanto o seu site seja bem projetado. É preciso mantê-lo constantemente atualizado para que ele não se torne uma ferramenta de divulgação da sua empresa obsoleta. Mesmo assim, um dia chegará a hora em que ele finalmente ficará ultrapassado. Quando isso acontecer, a única solução é pensar em redesenhar o seu site.

Todo o processo de redesign de um site pode tomar tempo – dias ou até várias semanas. Esse processo requer um planejamento detalhado, muita pesquisa e tomada de decisões precisas, pois, além de um visual novo e profissional, ele deverá ter todo o conteúdo anterior atualizado e integrado perfeitamente com o novo design. Não é uma tarefa tão simples, mas necessária.

Desenvolvemos websites empresariais e institucionais responsivos, compatíveis com os mais atualizados padrões da internet. Entre em contato conosco e saiba mais sobre as nossas soluções web!

As 5 Razões Básicas para Reformular um Site

Há muitas razões para redesenhar um site, tais como:

  • Se seu site foi criado usando tendências de design desatualizadas e técnicas antigas.
  • Se seu site não tem muitas características modernas, e está tornando a experiência do visitante em algo sem prazer e pouco intuitivo.
  • Se seu site tem falhas na estrutura e arquitetura (má categorização e navegação).
  • Se seu site é lento e precisa ser redesenhado para melhorar a sua performance.
  • Se seu site não está trazendo os resultados que você espera dele (vendas, marketing ou orçamentos etc.).

Como mudar seu site

Depois de ler essas possíveis razões, você pode ter decidido por reformular seu site. Mas agora é preciso que você saiba como escolher o tipo de redesign de seu website – mudar somente a cor dele não é o suficiente para solucionar a maioria dos problemas de um site ineficiente. Você pode ter que adicionar novas funcionalidades, ter um site responsivo e remover recursos antigos, que não são mais utilizados nos dias atuais.

Fatores a serem considerados antes de reformular seu site

Objetivo – Qual é o objetivo do seu site? Ele transmite o conceito básico ou método do negócio que você possui? Você quer que ele apenas apresente informações básicas sobre sua empresa ou você quer que ele converta visitantes em clientes? Antes de reformular seu site, considere todos os fatores relacionados à finalidade dele.

Elementos Importantes – Antes de fazer o redesign do site, não descarte todos os elementos importantes do design anterior. Faça uma pesquisa sobre seus visitantes regulares e veja se eles gostam do projeto anterior. Faça o mesmo com pessoas que nunca visitaram seu site antes. Tome nota do que funciona e o que não funciona, e elimine as partes que estão dando problemas e que você sente que não são necessárias. Lembre-se de que o seu site precisa ter o design que você PRECISA que ele tenha, e não o design que você DESEJA apenas, ok? Uma empresa de desenvolvimento web e marketing digital pode te ajudar a identificar isso.

SEO – Lembre-se de que qualquer alteração no seu site terá impacto no SEO dele. Por causa disso, é sempre melhor você rever o seu conteúdo e editá-lo, ao invés de criar um novo (mesmo que você vá usar o mesmo conteúdo e o mesmo URL). Se o seu site anterior não estava recebendo muito tráfego, refaça a análise das palavras-chave dele, para ver quais os termos que você deve adicionar e/ou remover. Faça uma pesquisa para ver se ele está bem ranqueado nos resultados de buscas no Google. O SEO do seu site é muito importante para atrair tráfego para ele, então este é um passo importante no redesign do seu site.

Entenda o processo de redesenho de um site

As etapas para o redesign de um site são, na maioria das vezes, muito semelhantes às etapas de criação de um novo site. Vejamos o que você deve ter em mente ao reformular seu site:

Estrutura – A primeira coisa que você tem a fazer é rever a estrutura completa do seu site (também chamada de arquitetura do site). Esta etapa não demora muito, pois já existe a estrutura do site anterior como base. Você precisará apenas de mudanças necessárias. Reveja as alterações com o desenvolvedor do seu site e cuide para não ter que mudar radicalmente as páginas que estão funcionando bem – foque-se em editar ou remover as páginas que não trazem resultados.

Navegação – Ao recriar a navegação do seu site, certifique-se de que ele não irá confundir os usuários, usando um menu de navegação claro e localizado sempre no mesmo local, em todas as páginas. Seus visitantes já terão que lidar com um novo design, então facilite a vida deles com uma navegação simples e direta.

Conteúdo – Reveja todo o conteúdo do seu site anterior e decida o que deverá ser editado, removido e adicionado. Remova ou atualize qualquer conteúdo que esteja incompleto, incorreto ou desatualizado. Se precisar adicionar conteúdo, considere a criação de um blog junto ao seu site, é uma excelente maneira de adicionar conteúdo facilmente e que irá trazer benefícios rápidos, como ser encontrado no Google.

Visual – Visualmente, existem 3 áreas principais para você rever no seu site:

layout do site, que é a organização dos elementos dentro de uma mesma página, e desempenha um papel importante. Para reformular o layout do seu site, procure entender o que o visitante procura em cada uma das suas páginas e use essa informação para reestruturá-las de forma a facilitar o uso correto e fácil de cada página;

As cores do site, que tem uma forte influência no resultado final do seu novo site, então elas devem ser escolhidas corretamente. Consulte sua agência de criação antes, pois cada cor irá despertar um sentimento diferente no visitante, alterando o resultado final do seu site;

tipografia, que é um dos elementos de design mais importantes do seu site. Portanto, siga as regras básicas quando for escolher a fonte do seu site, pois elas afetam a usabilidade, a acessibilidade, e o design final do seu site.

Como visto acima, redesenhar um site é algo que, embora deva ser planejado com cuidado e atenção, dá resultado e deve sempre estar nos planos de qualquer empresa que leve o seu site a sério, mais cedo ou mais tarde.

Antes de tudo, contrate uma Agência de Desenvolvimento Web e Marketing Digital, como a Docpix. Nossa equipe fazer todo o planejamento do seu novo site até que ele fique ideal para lançamento na internet, tudo isso em tempo hábil e pagamento facilitado.

Precisa-de-ajuda-com-o-marketing-digital?