Melhore o desempenho da sua empresa nas Redes Sociais

Nos dias de hoje é quase impossível encontrar alguém que não tem um perfil, pelo menos, cadastrado em alguma das várias redes sociais. O número de usuários de redes sociais quase chega à casa dos bilhões. Isso mesmo, e isso cresce a cada dia que passa. Ao perceber esse grandioso público com fortes tendências de consumo, as empresas resolveram apostar nesse promissor e tão lucrativo universo e-social.

Entretanto, nem todas as empresas perceberam que esse público também, além de infinitamente crescente, é muito exigente e, algumas delas, pecam em diversos fatores que poderiam levar algum usuário à compra/ contratação de um produto/serviço. Se você é um deles, preste bem atenção nas dicas que a DocPix vai dar para que a sua empresa esteja bem estruturada e seja bem sucedida nas mídias sociais.

No Facebook


Mantenha-se atualizado:
Procure manter sua linha do tempo sempre atualizada. Ninguém gosta de ver uma notícia velha, uma promoção que já passou ou publicações desatualizadas. O Facebook é a maior rede social do mundo, ela abriga mais de 700 milhões de usuários que estão à procura de diversos tipos de coisas diferentes e, alguma delas pode ser o seu produto/serviço.

Seja Clean: Além de exigente com o consumo do produto/serviço, o público das redes sociais também gosta de uma boa aparência. Se o seu objetivo é captar likes, e reafirmar a marca no mercado, essa é a melhor dica de start. Tenha uma capa bastante atraente, com boas imagens e o mínimo de informações possíveis. Cuidado com as marcações dos fãs use as ferramentas de privacidade para aprovar ou rejeitar publicações fora do contexto e que não agregam nenhum valor à marca.

Menos é mais: Para ter sempre a curiosidade e a atenção dos fãs e ter o mínimo de cancelamentos de assinatura, se preocupe com a quantidade de posts por dia e com o conteúdo. Estar atualizado não significa publicar de hora em hora e sim compartilhar informações relevantes com periodicidade máxima de duas semanas.

Customize: Os usuários das redes sociais são bem diversificados, se sua empresa já possui informações sobre o público-alvo, parabéns! Use isso ao seu favor e personalize as abas com a cara da sua empresa e/ou com o gosto dos seus fãs. Se não, faça uma pesquisa e descubra tudo sobre seus gostos, que eles fazem, o que consomem etc., assim, fica mais fácil manter uma comunicação mais direta com o público-alvo, resultando em conquista e satisfação.

Haja e Interaja: Quem hoje em dia não gosta de atenção especial e atendimento personalizado? Pois é! Agora é a hora de usar isso para ter maior credibilidade e ganhar alguns pontos com aqueles que assumiram publicamente em ser seu fã. Portanto, dê atenção a eles, como comentários direcionados, marcação nas imagens, convite de eventos, concurso cultural etc., e se ele fizer alguma pergunta no chat, responda o mais rápido possível.

Crie promoções: Todo mundo gosta de ganhar alguma coisa. Quem não gosta é porque tem forte tendências em ser anti-social, o contrário do que estamos lidando aqui. Geralmente, quem quer ganhar um prêmio, compartilha, avisa os amigos que ganhou e publica toda a sua felicidade nas redes sociais. Quem ganha mais? Sim, a sua empresa ganha mais. Um brinde, um presente, um cupom promocional, vouchers, vales-alguma coisa etc. O importante é dar para receber, além de ter o público a favor com um marketing viral de peso, sua empresa vai ser bem vista na rede e muita gente vai querer saber sobre ela.

Anuncie: Para tudo que se vende é preciso oferecer, claro. Obviamente que para oferecer precisa-se de um impulso maior, neste caso, a ferramenta mais apropriada na plataforma de rede social é anunciar no próprio canal, ou seja, no próprio Facebook. Anuncie no Facebook Ads, crie histórias patrocinadas, opções de likes e tenha uma boa estratégia de marketing digital; Aperfeiçoe suas promoções, personalize as páginas, destaque o seu público-alvo, pague por cliques ou por impressões e seu anúncio estará nas linhas do tempo de milhões de usuários ao mesmo tempo.

Desenvolvemos websites empresariais e institucionais responsivos, compatíveis com os mais atualizados padrões da internet. Entre em contato conosco e saiba mais sobre as nossas soluções web!

No LinkedIn

O LinkedIn hoje é a maior rede de negócios do mundo e tem  chamado atenção dos brasileiros de um tempo para cá. De 2011 para 2012 o acesso à rede cresceu 428%, e o nosso país, lidera o ranking de acessos a esta rede.

Mantenha-se atualizado: Utilizando a mesma dica para o Facebook, procure manter seu mural de notícias sempre atualizado. Os seus possíveis clientes ou parceiros tendem a ler somente os textos ou artigos mais recentes, esse público é ainda mais exigente porque, em sua maioria, é um público com média de escolaridade superior e pós-graduação.

Seja Full: Preencha com todas as informações que puder (que sejam relevantes) no seu perfil. Adicione todos os seu produtos/serviços e destaque os benefícios dos mesmos. As empresas parceiras, fornecedores e clientes tendem a ler tudo sobre o seu negócio antes de manter algum contato.

Agrupe-se: Uma das melhores táticas em ter destaque nesta rede é participar de grupos de debate que sejam da categoria da sua empresa. Nestes grupos você obtém informações sobre o mercado, tendências, o que os concorrentes estão pensando etc. Então, interaja dando ideias, sugestões, soluções, ou até mesmo, faça perguntas para tirar suas dúvidas. Alguém interessado no seu produto, que viu algum comentário ou texto bem elaborado, poderá entrar em contato. Outra dica: Se você é bem engajado no assunto da empresa, possui um domínio total sobre o que está vendendo, crie um grupo você mesmo, a iniciativa poderá render bons frutos, ou melhor, bons negócios. Portanto, socialize-se!

Conecte-se: Em toda mídia social, é de valor fundamental interagir com outros usuários, compartilhar de dados, manter contato, recomendar um produto/serviço, entre outras ações. No LinkedIn não é diferente. Se você conhece bastante gente, use isso a seu favor e se conecte ao máximo, com amigos e stakeholders e todos que são de interesse da empresa. Neste caso, quanto mais, melhor. Siga as pessoas e corporações que são de seu interesse e sempre mande uma mensagem de boas-vindas. Isso atrairá atenção do seu público-alvo e ganhará pontos com ele.

Monitore: Procure manter-se informado de quem está acessando a sua página, se a conexão e a interação entre os outros usuários e a sua empresa está boa, se as pessoas gostaram das suas publicações ou visualizaram sua aba de produtos/serviços. Consulte as estatísticas que a rede oferece. Assim você terá todas as informações necessárias para traçar um plano de marketing e melhorar o desempenho da sua página na rede.

Anuncie: Vamos bater na mesma tecla novamente! A ferramenta mais apropriada e mais eficaz nesta e, na maioria das redes sociais, é anunciar no canal onde se quer reconhecimento do público e fechar negócios, ou seja, no próprio LinkedIn. Anuncie no LinkedIn Ads. Tenha certeza que já  possui uma boa estratégia de marketing online, aperfeiçoe suas promoções, melhore seu perfil e portfólio, destaque o seu público-alvo, pague por cliques ou por impressões e seu anúncio estará nas páginas de milhões de usuários ao mesmo tempo.

 

No Twitter

O Twitter, além de ser o maior microblogue do mundo, está entre as redes sociais existentes mais populares. Seu público, como no Facebook, é bem variado e agrega empresas, pessoas, canais de TV, personagens fictícios, artistas, marcas famosas etc. Se você está acostumado em escrever muito, esqueça! O pessoal daqui gosta de notícias curtas e uma atrás da outra.

Mantenha-se atualizado: Como dissemos acima e nas outras dicas, faça o mesmo. Procure manter seu mural de tuítes sempre atualizado. Este público quer saber o que está acontecendo agora e tende a ler somente os trechos de texto que lhe interessa no momento e, se esses seguidores gostarem, migrarão para a página com o texto completo sobre a sua respectiva divulgação e assim, possivelmente, adquirir um produto/serviço.

Siga e seja Seguido: O que chama mais atenção no Twitter é a quantidade de seguidores que uma empresa/pessoa/artista/personagem/marca/programa tem. Se for começar agora, tome cuidado para não ir seguindo todo mundo, aleatoriamente, certifique que tenha pelo menos a mesma média de seguidos e seguidores. Isso demanda tempo e muita paciência.

Redirecione: A maioria das redes sociais tem redirecionamento para o Twitter. Configure as redes e o próprio Twitter para que haja conversação entre eles. Tudo o que você publicar em cada mídia, será publicado automaticamente nas outras.

Organize-se: No microblogue você pode criar listas de seus principais contatos na rede e separá-los conforme a sua categoria. Assim, fica mais fácil direcionar comentários, publicações, promoções etc.

Seja Clean: Além de exigente com o consumo do produto/serviço, o público das redes sociais também gosta de uma boa aparência. Se o seu objetivo é consolidar a marca no mercado, essa é a melhor dica para o start. Tenha um plano de fundo bastante atraente, com boa imagem, enquadrada no tamanho de pixels adequado e o mínimo de informações possíveis. Cuidado a quem você segue, pois isso influencia muito nesse tipo de mídia, seguir é quase que escolher uma religião, evite publicações fora do contexto e que não agregam nenhum valor à marca.

 

No Google Plus

O Google + ainda é uma rede social emergente, mas que tem um enorme potencial por causa de suas diversas opções tecnológicas e interativas, além de que, possui um público mais envolvido com a internet, ou seja, quem tem um gosto maior e conhecimento mais aprofundado no mundo digital.

Mantenha-se atualizado: A dica é a mesma. Procure manter seu mural sempre atualizado. Ninguém gosta de ver uma notícia velha, uma promoção que já passou ou publicações desatualizadas.

Seja Clean: Além de exigente com o consumo do produto/serviço, o público das redes sociais também gosta de uma boa aparência. Se o seu objetivo é obter grande número de pessoas nos seus respectivos círculos. Tenha uma capa bastante atraente, com boas imagens nos álbuns de fotos e postagens relevantes.

Haja e Interaja: No Google Plus, o público é menor e isso faz com que o ambiente seja mais “familiar”, porém, a interação é mais expansiva. Lá, temos a opção de criar círculos de amigos e stakeholders, os convites de eventos são mais bem expostos e mais atraentes, e quem está conectado ao gmail já é um contato na rede. Ao criar algum vídeo no Youtube, a rede sugere a publicação imediata sem precisar copiar links de mídia a mídia e tem mais, a rede possui uma grande novidade que é o Hangout. Funciona como uma teleconferência ao vivo onde você cria debates, presta consultoria e realiza reuniões.

Ok! Tudo isso não é uma tarefa fácil para iniciantes e com o tempo as coisas melhoram. Mas, se você é um empresário e entende a importância de tudo o que escrevemos aqui, porém, a sua realidade é falta de tempo pra fazer, não se preocupe! A Docpix é uma agência especializada em marketing digital e pode te ajudar nisso. Entre em contato conosco, acesse nosso portfólio e conheça os nossos serviços que possam atender às suas necessidades.

Posts relacionados

Pular para o conteúdo